domingo, 8 de maio de 2016

(Devocional) As profecias da graça - 1Pe. 1:10-12


Domingo, 8 de Maio de 2016
Leitura Bíblica Diária: I Pedro 1-55
As profecias da graça

Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas, que profetizaram da graça que vos foi dada, Indagando que tempo, ou que ocasião de tempo, o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas, que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.”
I Pedro 1:10-12


A salvação que hoje experimentamos em Cristo foi anunciada muitos anos antes do nascimento de Jesus por muitos dos seus profetas. Não precisamos ler muito em qualquer página do Antigo Testamento para encontrarmos a salvação exclusivamente pela graça ensinada e anunciada. Lemos em Génesis que Abraão creu no Senhor e isso lhe foi imputado como justiça. No entanto haviam elementos daquilo que é nosso em Cristo que os nossos antepassados não tinham capacidade de antever. Neste sentido, algumas das suas palavras são mais para nosso proveito do que foram para o deles (v. 12). Tal como aconteceu com os apóstolos antes do Pentecostes, eles não conseguiam entender como seria especial e poderosa a habitação de Deus não apenas com os homens, mas nos homens. Também os anjos ficam maravilhados a contemplar a glória de Deus manifestada em meros mortais. Para os anjos que se rebelaram contra o seu Criador está reservado um justo juízo, sem remissão anunciada. No entanto, Deus escolheu manifestar a sua glória não apenas redimindo os seres humanos do seu pecado, pagando Ele mesmo, o justo preço do seu pecado, mas habitando neles. Tamanha bênção era desconhecida dos profetas do Antigo Testamento, dos apóstolos antes do Pentecostes e é admirável diante da multidão dos seres angelicais. E você? Está hoje agradecido por tão grande bênção? Trataremos nós como trivial aquilo que é admirável e admirado pelos séculos dos séculos?

Sem comentários:

Enviar um comentário