terça-feira, 3 de maio de 2016

(Devocional) A lei perfeita da liberdade - Tg. 1:19-27


Terça-feira, 3 de Maio de 2016
Leitura Bíblica Diária: Tiago 1-55
A lei perfeita da liberdade

Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não sòmente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e foi-se, e logo se esqueceu de que tal era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.”
Tiago 1:19-27


Alguns tentam usar o cristianismo com base nas mesmas promessas vãs das religiões pagãs. Estas ensinam os seus seguidores que, seguindo determinados rituais, os homens são capazes de levar as divindades a agir segundo os seus interesses. Não é assim com o Deus verdadeiro. Deus é completamente soberano. Assim, o homem não deve querer mudar Deus, mas tem a posibilidade e privilégio de poder ser mudado por Ele. É a Palavra de Deus o instrumento que Deus usa para iniciar o nosso processo de transformação. É pela Palavra que aprendemos, pelas palavras de Jesus, que a obra principal que podemos fazer para agradar a Deus é crer em Cristo (e mesmo a capacidade para crer é uma dádiva do alto). Depois de nascidos de novo pela fé no sangue do Cordeiro, é pela Palavra que descobrimos o coração do Senhor e a Sua vontade para a nossa vida. Deus quer moldar cada um dos Seus filhos para ser conforme à imagem de Cristo. A Palavra é aqui apresentada como um espelho onde conseguimos ver a verdade sobre nós mesmos. Alguns, ouvindo pela Palavra aquilo em que ainda não são como Cristo, logo tentam esquecer aquilo que ouviram, pois não querem que o Senhor faça neles a Sua obra. Então, para se esquecerem daquilo que o espelho revelou, podem até lançar-se em obras religiosas justas aos seus olhos e aos dos outros. O que o espelho revela é que devemos querer ser como Cristo, não uma melhor versão de nós mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário