quarta-feira, 15 de abril de 2015

(Devocional) Irrepreensível - Ti. 1:6-16


Quarta-feira, 15 de Abril de 2015
Leitura Bíblica Diária: Tito 1-35
Irrepreensível

“Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da Casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.”
Tito 1:6-16


Tito tinha a responsabilidade de pôr em ordem as igrejas de Creta. Uma das coisas que estavam sob sua responsabilidade era treinar e colocar no ministério aqueles que o Senhor fosse chamando para serem pastores. Encontramos aqui requisitos para o ministério pastoral. O pastor tinha de ser um homem casado que, se tivesse filhos, os tivesse em ordem. Para além dos outros requisitos (humildade, paz, temperança, hospitalidade, moderação, santidade), duas vezes é dito que deve ser irrepreensível. Esta qualidade, que o Senhor espera também do cristão, é particularmente importante no pastor. Como líder do rebanho, o pastor é o primeiro que deve dar bom testemunho. Ninguém deve poder ter nada a apontar-lhe. Finalmente, também se vê nesta discussão a responsabilidade de zelar pela Palavra e pela doutrina. Já naquele tempo haviam os que deturpavam a palavra de Deus e ensinavam falsos ensinamentos. Cabe ao pastor manter as pessoas da igreja debaixo de ensinamento claro e fiel à Palavra de Deus. Como crentes devemos aproveitar todas as oportunidades que Deus nos dá para crescermos. Se temos um pastor fiel, devemos escutar quando ele partilha connosco a Palavra. Se não temos uma boa igreja que nos ensina a Bíblia, devemos orar para que o Senhor nos dirija para uma igreja onde o Senhor tenha colocado um servo fiel, que cumpre os requisitos aqui dados e que nos ensine a Palavra.

Sem comentários:

Enviar um comentário