domingo, 12 de abril de 2015

(Devocional) Riquezas eternas - Ec. 6:1-6


Domingo, 12 de Abril de 2015
Leitura Bíblica Diária: Eclesiastes 6-10
Riquezas eternas

“Há um mal que tenho visto debaixo do sol, e é mui freqüente entre os homens: Um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, e nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja, e Deus não lhe dá poder para daí comer, antes o estranho lho come; também isto é vaidade e má enfermidade. Se o homem gerar cem filhos, e viver muitos anos, e os dias dos seus anos forem muitos, e se a sua alma não se fartar do bem, e além disso não tiver sepultura, digo que um aborto é melhor do que ele. Porquanto debalde veio, e em trevas se vai, e de trevas se cobre o seu nome. E ainda que nunca viu o sol, nem conheceu nada, mais descanso tem este do que aquele. E, ainda que vivesse duas vezes mil anos e não gozasse o bem, não vão todos para um mesmo lugar?”
Eclesiastes 6:1-6


Salomão continua, neste livro, à procura do sentido da vida. Nesta passagem ele chega à conclusão que não tem qualquer valor ter imensas riquezas, quem nunca chega a aproveitar nenhumas. Mesmo que esse homem vivesse dois mil anos, mesmo assim, morreria e partiria sem poder levar quaisquer dos seus muitos bens. Salomão chega, assim, à conclusão de que o sentido da vida não são os bens, pois o homem é passageiro. Tal conclusão lembra-nos as palavras de Jesus, “Não ajunteis tesouros na terra, ... Mas ajuntai tesouros no céu,... Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” É triste a vida da pessoa que veio para nada e que parte em trevas (v. 4). Principalmente quando a luz está disponível para todos. É igualmente triste a vida do crente que não vive em pleno a sua nova vida que lhe foi comprada por Cristo. Porque tantos crentes vivem preocupados em obter riquezas materiais se a vida que vivemos é uma vida espiritual e eterna? De que servem riquezas e honras e as coisas que a alma deseja, se o sangue de Cristo nos abre um manancial de riquezas bem maiores e eternas? Muitos querem ser os primeiros a provar que o dinheiro traz felicidade, como se tivessem a resposta que faltou a todos os outros. Deus quer livrar-nos a todos das preocupações deste mundo passageiro. Como? Entreguemos-Lhe as nossas vidas e vivamos por e para Ele. Não há nada melhor. Tudo o resto é nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário