segunda-feira, 6 de abril de 2015

(Devocional) O eterno pastor - Salmo 23


Segunda-feira, 6 de Abril de 2015
Leitura Bíblica Diária: Salmos 21-255
O Eterno Pastor

“Salmo de Davi. O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.”
Salmo 23


O que dizer sobre o Salmo 23 que ainda não tenha sido dito? Talvez nada. Este Salmo é, talvez, o trecho mais conhecido das Escrituras. Muitas pessoas que nada mais sabem sobre a Bíblia, citam, pelo menos as suas linhas iniciais. Várias coisas, sobre Deus, são-nos aqui reveladas. David não escreve que Deus é um pastor, ele diz, o Senhor é o meu pastor. É esse o tipo de relacionamento que Deus quer ter com os Seus filhos, um relacionamento próximo e íntimo. Em segundo lugar, David reconhece que, como o pastor é o responsável por encontrar o alimento para as ovelhas, também Deus é Aquele que nos alimenta (v. 2). Não é o alimento dado apenas em quantidade e sem critério, é o melhor alimento. Muitos alimentos há que parecem satisfazer, mas que são prejudiciais, se não fosse o pastor, as ovelhas poderiam comer algo venenoso. Quanto mais próximos estivermos de Deus, mais conscientes vamos estar acerca do que é prejudicial para o nosso crescimento espiritual. Temos várias necessidades. Por vezes, nem sabemos bem do que precisamos realmente. É Deus Quem nos refrigera. Ele satisfaz, de forma poderosa e muito maior do que poderíamos imaginar, todas as nossas necessidades. Outra das coisas que o Senhor faz por nós é tirar-nos o medo da morte (v. 4). Com Ele, ao nosso lado e em nós, não temos nada a temer. O temor que amarra todos os que que recusam confiar em Deus, não está presente nos filhos de Deus. Como poderia? Ele está connosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário