terça-feira, 14 de abril de 2015

(Devocional) Se não me ouvires - Lv. 26:14-39


Terça-feira, 14 de Abril de 2015
Leitura Bíblica Diária: Levítico 26-275
Se não me ouvires

“Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos, E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar a minha aliança, Então eu também vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os olhos e atormentem a alma; e semeareis em vão a vossa semente, pois os vossos inimigos a comerão. E porei a minha face contra vós, e sereis feridos diante de vossos inimigos; e os que vos odeiam, de vós se assenhorearão, e fugireis, sem ninguém vos perseguir. E, se ainda com estas coisas não me ouvirdes, então eu prosseguirei a castigar-vos sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. Porque quebrarei a soberba da vossa força; e farei que os vossos céus sejam como ferro e a vossa terra como cobre. E em vão se gastará a vossa força; a vossa terra não dará a sua colheita, e as árvores da terra não darão o seu fruto. E se andardes contrariamente para comigo, e não me quiserdes ouvir, trar-vos-ei pragas sete vezes mais, conforme os vossos pecados. Porque enviarei entre vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e desfarão o vosso gado, e vos diminuirão; e os vossos caminhos serão desertos. Se ainda com estas coisas não vos corrigirdes voltando para mim, mas ainda andardes contrariamente para comigo, Eu também andarei contrariamente para convosco, e eu, eu mesmo, vos ferirei sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Porque trarei sobre vós a espada, que executará a vingança da aliança; e ajuntados sereis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo. Quando eu vos quebrar o sustento do pão, então dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno, e devolver-vos-ão o vosso pão por peso; e comereis, mas não vos fartareis. E se com isto não me ouvirdes, mas ainda andardes contrariamente para comigo, Também eu para convosco andarei contrariamente em furor; e vos castigarei sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Porque comereis a carne de vossos filhos, e a carne de vossas filhas. E destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens, e lançarei os vossos cadáveres sobre os cadáveres dos vossos deuses; a minha alma se enfadará de vós. E reduzirei as vossas cidades a deserto, e assolarei os vossos santuários, e não cheirarei o vosso cheiro suave. E assolarei a terra e se espantarão disso os vossos inimigos que nela morarem. E espalhar-vos-ei entre as nações, e desembainharei a espada atrás de vós; e a vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas. Então a terra folgará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; então a terra descansará, e folgará nos seus sábados. Todos os dias da assolação descansará, porque não descansou nos vossos sábados, quando habitáveis nela. E, quanto aos que de vós ficarem, eu porei tal pavor nos seus corações, nas terras dos seus inimigos, que o ruído de uma folha movida os perseguirá; e fugirão como quem foge da espada; e cairão sem ninguém os perseguir. E cairão uns sobre os outros como diante da espada, sem ninguém os perseguir; e não podereis resistir diante dos vossos inimigos. E perecereis entre as nações, e a terra dos vossos inimigos vos consumirá. E aqueles que entre vós ficarem se consumirão pela sua iniquidade nas terras dos vossos inimigos, e pela iniquidade de seus pais com eles se consumirão.”
Levítico 26:14-39


Escutar ao Senhor, ou rejeitar a Sua voz. Aqui são descritas as consequências para a nação de Israel, se eles não levassem a sério o seu relacionamento com Deus. Ouvir a Deus, neste contexto significa colocar em prática as Sua palavras de um modo contínuo. Ou seja, o nosso relacionamento com Deus é algo em que temos de investir. Tal como Israel, colheremos frutos terríveis se plantarmos a rebeldia, a indiferença e a desobediência. Para Israel, as consequências aqui anunciadas eram maus anos agrícolas (a base económica da nação), falta de paz (paz interior e paz militar), perca da terra prometida. Sabemos pela história que Israel não levou a sério estes avisos. Também sabemos que todas estes avisos se concretizaram. Quando estas palavras foram lidas pela primeira vez, o povo decidiu e anunciou em voz alta que estava de acordo com elas. A intenção inicial era seguir ao Senhor e caminhar com Ele. No entanto, aquilo que é decidido num momento, é abandonado numa sucessão de más decisões. Para o cristão isto deve servir como aviso. Em Cristo, somos obra de Deus e tudo o que Ele faz é perfeito. No entanto, se não escutarmos a Sua voz, se não caminharmos com Ele, se não obedecermos à luz que formos recebendo, Ele não poderá completar a Sua obra nesta vida e seremos inúteis para Ele. Deus cumprirá todos os Seus planos, mas nós ficaremos de fora do privilégio de Lhe sermos úteis, com todas as consequências que daí advêm. 

Sem comentários:

Enviar um comentário