terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

(Devocional) Autoridades superiores - Rm. 13:1-6

Terça-feira, 5 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Romanos 11-15*

 "Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo."
Romanos 13:1-6

Este capítulo é muito importante e muito actual. Existe em certos meios a ideia de que só devemos cumprir as regras com as quais concordamos. Aqui estão delineadas verdades de forma completamente clara e inequívoca. A primeira delas é que não existe autoridade que não venha de Deus. Assim, mesmo os maus governos estão nessa posição com a permissão de Deus e temos de confiar nos propósitos perfeitos do Senhor de toda a terra. Outra verdade importante é que quem resiste à autoridade, resiste à ordenação de Deus. Por outras palavras, desobedecer às autoridades (a não ser quando essa obediência implica ir directamente contra a Palavra de Deus) é desobedecer ao próprio Deus. O apóstolo continua a sua descrição explicando que os crentes não devem ter razões para temerem os governos. Geralmente, os cidadãos cumpridores da lei, recebem honra dos governos e não castigo. Obviamente que todos podemos dar excepções a este facto, mas todos concordamos que esta é a regra geral. Ou seja, quem não deve, não teme. Paulo dá, também, o exemplo dos impostos (ou tributos), dizendo que é pela nossa obediência a Deus, e não pelo facto de gostarmos ou concordarmos com o governo, que pagamos os nossos impostos e, se o fizermos, devemos conseguir viver de cabeça erguida servindo a Deus com fidelidade. Temos a missão de pregar o evangelho da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo pelos pecados da humanidade. Devemos fazê-lo com respeito pelas autoridades para que o nosso testemunho se mantenha e glória seja dada ao Deus dos céus.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário