quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

(Devocional) Quem nos revolverá a pedra? - Mc. 16:1-8

Quinta-feira, 7 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Marcos 16*

"E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam."
Marcos 16:1-8  

As mulheres deste texto, fiéis seguidoras de Cristo, colocam aqui uma pergunta muito importante. Era a manhã do primeiro domingo após a crucificação. O sol lançava sobre a terra os primeiros raios de calor. As mulheres estavam já prontas para cumprirem o costume judaico para com os mortos. No entanto, ao deslocarem-se para o lugar onde Jesus tinha sido sepultado, havia ainda algo que as preocupava. Quem iria revolver a grande pedra que tinha sido posta à entrada do sepulcro? Esta pergunta faz lembrar outra, muito mais importante. A humanidade tem tembém uma grande pedra a impedir o seu relacionamento com Deus. Sem que essa pedra seja revolvida ninguém poderá cumprir os objectivos para os quais foi criado. Com esse enorme obstáculo no seu caminho não há ninguém que consiga encontrar Deus e o sentido da vida. Muitos têm tentado, de diversas formas, livrar-se desse colossal adversário, mas sem sucesso. “As vossas iniquidades causam divisão entre vós e o vosso Deus”, avisam-nos as Escrituras. No entanto, quando chegam ao jardim, as mulheres observam que a pedra já tinha sido removida. Aquilo que elas pensavam que era responsabilidade delas, na verdade já tinha sido feito por Deus. O pecador encontra a felicidade quando entende que o Salvador fez todo o trabalho por ele. Isso não é dizer pouco, quando pensamos em todo o peso da nossa iniquidade diante de um Deus santo. Assim, ao receber o perdão dado gratuitamente por aquele que ressuscitou, podemos juntar-nos à nova criação que aquela manhã de domingo inaugurou.   

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário