Leitura Bíblica Diária: Lucas 16-20*
"E dizia também aos seus discípulos: Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de dissipar os seus bens. E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo. E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha. Eu sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas. E, chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor? E ele respondeu: Cem medidas de azeite. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e assentando-te já, escreve cinquenta. Disse depois a outro: E tu, quanto deves? E ele respondeu: Cem alqueires de trigo. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e escreve oitenta. E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz. E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos. Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras? E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso? Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele. E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também."
Lucas 16:1-18
Temos aqui a história de um servo, infiel com as coisas do seu senhor que, no entanto, na sua desonestidade, busca aquilo que é de maior interesse para si. Logo que se apercebe que será descoberto pelo seu senhor, o servo começa a preparar o seu futuro, perdoando dívidas que outros tinham em relação ao seu superior. Esta acção detestável chama a nossa atenção para aquilo que fazem as pessoas motivadas. Elas fazem o que for preciso, por pequeno que seja, para poderem avançar os seus interesses. Aquele que está em Cristo deve ser-lhe fiel em todas as coisas. Se não formos fiéis com as pequenas tarefas que o Senhor nos dá e que estão ao alcance da nossa mão, como é que o Senhor nos confiará coisas mais importantes? É impossível servir bem a dois senhores ao mesmo tempo. Se Deus é Senhor, sirvamo-lo com as nossas vidas. Se é a este mundo, e aos prazeres passageiros por ele oferecidos, que queremos servir, então seja. Nunca seremos fiéis às coisas do Senhor se estivermos com um pé nos caminhos de Deus e outro pé no mundo. Neste sentido, não importa aquilo que o mundo vê. Pode até ser que você seja elogiado pela sua espiritualidade. No entanto, o nosso Deus vê os corações. Um dia, tal como este servo infiel, iremos ser chamados a dar conta da nossa mordomia. O que fizemos com os talentos que Ele nos deu? Investimo-los para a Sua glória, ou gastámo-los nos nossos deleites?
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário