sábado, 16 de fevereiro de 2013

(Devocional) Os setenta - Lc. 10:1-16

Sábado, 16 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Lucas 6-10*

"E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus. Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei: até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós. E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade. Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido. Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida. Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou."
Lucas 10:1-16  

Jesus está já a caminho de Jerusalém para a parte final do Seu ministério terrestre. Pelo caminho o Salvador continua a ser rejeitado pela maioria. No entanto, apesar das rejeições, a mensagem da salvação é para continuar disponível. Jesus organiza setenta dos Seus discípulos, para irem, dois a dois, de cidade em cidade. O objectivo era preparar os corações das pessoas, pregando a mensagem do Reino e curando os enfermos. Muitos querem fazer desta passagem o que ela não é e dizem que Jesus pretende que nós, neste tempo, também nos dediquemos a curar os enfermos. Jesus diz a estes setenta para não terem qualquer dinheiro consigo, para não terem casa própria e para confiarem em Deus para o seu sustento. Embora esta fosse uma missão específica daquela altura, podemos, no entanto, aplicar os seus princípios. Todos temos uma missão que nos foi dada por Cristo (Mat. 28:18-20). Esta missão deve ser cumprida sem nos deixarmos distraír (v. 4), em todas as casas onde tivermos oportunidade (v. 5), sem ser por interesse (v. 7), conscientes que esta é uma missão dada por Deus (v. 16). A passagem termina com uma lamentação do Próprio Cristo relativamente às cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaúm. Tantas maravilhas que estas cidades tinham visto e, mesmo assim, recusavam arrepender-se. Será que podemos ser culpados do mesmo? Devemos estar atentos a tudo o que Deus faz em nós e à nossa volta. Ali estará tudo o que precisamos para o nosso crescimento.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário