sábado, 23 de fevereiro de 2013

(Devocional) A força da memória - Ex. 13:1-10

Sábado, 23 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Êxodo 11-15*

"Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é. E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o SENHOR vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado. Hoje, no mês de Abibe, vós saís. E acontecerá que, quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês. Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao SENHOR. Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos. E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o SENHOR me tem feito, quando eu saí do Egito. E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca; porquanto com mão forte o SENHOR te tirou do Egito. Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano."
Êxodo 13:1-10  

Esta passagem começa com um desafio de Deus ao Seu povo. Eles deveriam dedicar a Ele o primogénito dos seus filhos e dos seus animais. Isso significa que ao dedicar os primogénitos a Deus, eles estavam a dizer que Deus estava em primeiro lugar nas suas vidas. Esse é o lugar devido a Deus por causa de Quem Ele é e do que Ele fez por nós. Ainda estava muito fresca na memória de todos a maravilhosa libertação que Deus lhes tinha dado. Deus acredita no ministério da repetição. Nesta passagem é estabelecida a celebração da Páscoa judaica. A cada ano, durante uma semana, os judeus lembram a salvação dos primogénitos e a libertação da escravidão. Nós que somos salvos pelo sangue de Jesus, precisamos de nos lembrar, mais do que uma vez por ano, de tudo o que significa o que Ele fez por nós. Estas festividades deveriam ser guardadas pelos judeus mesmo depois de eles entrarem na Terra Prometida. Nós também temos uma pátria que nos foi prometida. Todos os crentes em Jesus têm no Céu um lugar que está a ser preparado. Fazemos bem em lembrar-nos constantemente não só da nossa salvação do pecado, mas também do nosso lar celestial. Sermos salvos, termos um Senhor e um lar celestial deve ser algo tão precioso para nós que devemos aproveitar todas as oportunidades para espalhar estas bênçãos. Os judeus deveriam ensinar aos seus filhos (v. 8) tudo o que Deus tinha feito por eles. Deus tem feito grandes coisas por si? Não faça disso segredo.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário