sábado, 9 de fevereiro de 2013

(Devocional) A certeza das coisas - Lc. 1:1-4

Sábado, 9 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Lucas 1*

"Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado."
Lucas 1:1-4 

Nas nossas Bíblias temos dois livros escritos pela mão de Lucas – este evangelho e o livro de Actos dos Apóstolos. Ambos são dedicados a Teófilo, provavelmente uma pessoa influente e com meios e que patrocionou a obra com a intenção de ter a certeza dos factos relativos à vinda de Jesus e ao trabalho que os Seus servos continuavam a fazer, estabelecendo as Suas igrejas pelo mundo. Como médico, Lucas tinha um olhar analítico e métodos científicos de pesquisa. Ele era a pessoa indicada para o trabalho. O nosso Deus prepara certas pessoas para determinadas missões. A cada crente nascido de novo, Ele atribui pelo menos um dom espiritual, para ser usado para a Sua glória. Encontrar, portanto, o seu dom e usá-lo dentro da vontade de Deus, deve ser o objectivo de qualquer cristão. Para escrever este evangelho, Lucas estava à partida em desvantagem relativamente aos outros evangelistas. Lucas não era apóstolo e não tinha acompanhado intimamente o Senhor Jesus no Seu ministério. O problema foi resolvido com eficácia, pois Lucas dedicou muito tempo em entrevistas com aqueles que viveram os acontecimentos em pessoa. Sabemos que o trabalho foi bem feito e que as palavras foram inspiradas pelo Espírito Santo, pois não há entre o evangelho de Lucas e os outros evangelhos qualquer contradição. Lucas é usado por Deus para oferecer-nos uma visão singular de Jesus como filho do homem. Assim, não temos quatro relatos diferentes da vida de Jesus, mas quatro visões diferentes da mesma história. A Bíblia é de confiança, nas suas páginas encontramos a certeza das coisas.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário