sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

(Devocional) Não temas - Gn. 46:1-4

Sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Génesis 46-50*

 "E partiu Israel com tudo quanto tinha, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque. E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos."
Génesis 46:1-4  

Jacob, que já tinha passado por muitas coisas na sua vida. Já tinha, inclusive, tido de tomar decisões que envolviam risco da sua própria vida, e estava novamente num ponto crítico. Apertado pela crescente e terrível falta de alimentos, devido à seca extrema, tem de decidir entre mudar-se para o Egipto ou ficar na terra de seus pais, na terra da promessa e da aliança entre Deus e Abraão. Em Canaã estavam as recordações familiares, representadas pela sepultura da esposa. No Egipto estava a possibilidade de rever o amado filho que ele pensava perdido e a protecção que José lhe poderia dar, sendo governador da mais poderosa nação da terra. Sendo uma decisão difícil Jacob toma o passo acertado, busca Deus e a Sua vontade. O texto diz-nos que Jacob ofereceu sacrifícios a Deus. Ele buscou ao Senhor de acordo com a vontade estabelecida por Ele e seguindo o Seu plano. Deus agrada-se de um coração que está disposto a abdicar dos seus próprios planos e a dedicar-se, por completo, a Deus, seguindo os Seus caminhos e propósitos. A resposta de Deus não se fez esperar e foi a mesma resposta que Deus repete, vez após vez, ao longo das Escrituras, “não temas.” Deus conhece os corações e, mesmo que Jacob, como patriarca familiar, tivesse de manter uma imagem de segurança e determinação, no seu coração ele temia. Deus conhece os nossos medos. No entanto, quando é óbvia a Sua vontade, aquilo que Ele espera de nós, não devemos temer seguir os Seus caminhos.    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário