sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

(Devocional) Confiar em privilégios - 1Co. 10:1-5

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: 1 Coríntios 6-10*

"Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto."
I Coríntios 10:1-5  

O apóstolo recorre agora a uma poderosa ilustração que todos iriam reconhecer da história do seu próprio povo. A história a que Paulo iria aludir estava nas Escrituras, que todo o povo podia escutar semanalmente nas sinagogas. Estas palavras estavam também nos ouvidos de todo o povo, pois eram memorizadas e entoadas dos pais para os filhos. Um dia todos seremos julgados pelo facto de termos a Palavra de Deus da mesma forma ao nosso dispor e pelo que fizemos com ela. Os judeus que foram libertados por Deus da escravidão do Egipto tinham sido testemunhas de coisas maravilhosas. Aquela foi a geração que foi guiada pela nuvem, que foi alimentada com pão e carne caídos dos céus, que passou a pé enxuto o Mar Vermelho e que, quando teve sede, viu água sair da rocha. Nem conseguimos imaginar como deve ter sido maravilhoso ser testemunha de tais eventos. No entanto, com grande privilégio vem grande responsabilidade. Mesmo tendo feito parte de tal geração, as pessoas começaram a pecar contra o seu Deus. Porque foram eles os escolhidos para verem tais maravilhas, Deus teve de lidar mais severamente com eles quando desobedeceram. Até Moisés, o líder escolhido por Deus, com quem o Senhor falava como se fala com um amigo, foi severamente julgado. Moisés foi impedido de entrar na Terra Prometida. Aprendemos que a nossa confiança não deve estar em privilégios, nas nossas igrejas, ministérios, famílias ou programas. Se a nossa confiança não estiver em Deus, somos os mais miseráveis de todos os homens.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).  


Sem comentários:

Enviar um comentário