quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

(Devocional) Dar importância à família - Ex. 18:1-6)

Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Êxodo 16-20

"Ora Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo, como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito. E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara, com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson; porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha; e o outro se chamava Eliézer; porque disse: O Deus de meu pai foi por minha ajuda, e me livrou da espada de Faraó. Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher, a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado, disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela."
Êxodo 18:1-6  

Nesta passagem temos um relato comovente. Depois de Moisés ter cumprido a parte mais importante da sua missão dada por Deus, estava na altura de se reunir com a sua esposa e os seus dois filhos. Pelos vistos, porque sabia que tinha de se envolver temporária e completamente com a missão de tirar os judeus do Egipto, Moisés havia confiado ao seu sogro o cuidado da sua esposa e filhos. A Bíblia é um livro realista. Apesar de ensinar que as famílias devem estar juntas e que é responsabilidade do pai ser o líder do lar, existem, por vezes circunstâncias únicas que ditam o afastamento das famílias. Esse afastamento deve ser da vontade de Deus e, sempre, temporário. Vemos aqui também o cuidado que Moisés tinha pela sua esposa. Ele tratou de providenciar o melhor ambiente possível para a sua família, enviando-a para um lugar onde ele sabia que seriam bem tratados. O marido é o líder do lar, ele não deve usar a sua liderança para ser um ditador, mas para cuidar e amar. Os v. 3 e 4 dizem-nos que Moisés tinha pessoalmente escolhido os nomes dos seus filhos. Isso diz-nos que ele era alguém que pensava no futuro dos seus filhos e em dar-lhes testemunho do que Deus tinha feito por ele. Finalmente, o v. 6 volta a dizer-nos que a intenção de Jetro era que a família se pudesse juntar. Apesar de estarem no deserto, é importante as famílias estarem juntas.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário