segunda-feira, 2 de novembro de 2015

(Devocional) Eu sou Deus e não homem - Os. 11:8-12


Segunda-feira, 2 de Novembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Oseias 11-14
Eu sou Deus e não homem

“Como te deixaria, ó Efraim? como te entregaria, ó Israel? como te faria como Adama? te poria como Zeboim? Está mudado em mim o meu coração, todos os meus pesares juntamente estão acendidos. Não executarei o furor da minha ira: não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não entrarei na cidade. Andarão após o Senhor; ele bramará como leão: bramando ele, os filhos do ocidente tremerão. Tremendo virão, como um passarinho, os do Egipto, e como uma pomba os da terra da Assíria, e os farei habitar em suas casas, diz o Senhor. Efraim me cercou com mentira, e a casa de Israel com engano; mas Judá ainda domina com Deus, e com o Santo está fiel.”
Oseias 11:8-12
5


As acusações que Deus aqui faz a Efraim e a Israel são justas e verdadeiras. Eles eram mesmo culpados de andarem perante o Senhor com mentira e engano. Sendo assim, se tivermos em conta a santidade e a justiça de Deus, eles mereciam ser destruídos. Mas esta acusação não é exclusiva a Efraim e a Israel. Nenhum de nós ficaria de pé diante da santidade de Deus. Todos já falhámos e juntos merecemos a condenação justa do Senhor. Se Deus fosse um ser humano, a única coisa que teríamos a esperar agora seria destruição e vingança. Não é isso que sentimos quando somos ignorados e maltratados? Mas Deus não é homem. O facto de Judá ser aqui apresentado como fiel aponta directamente para Jesus, o leão da tribo de Judá. Em Cristo, Deus consegue ser justificador sem nunca deixar de ser justo. Na cruz Jesus sofre toda a just ira de Deus pelo pecado para que o pecador pudesse ser poupado. É em Jesus que aqui é anunciado que Israel não seria destruído e que obteria vitória sobre todos os seus inimigos. Não podemos pensar que Israel era digna das promessas maravilhosas que recebe do Senhor. Todas as promessas a Israel que ainda estão por cumprir e todas as bênçãos do céu que esperamos dependem da justiça de Cristo. Não devemos desvalorizar a ira de Deus. Ela é justa e boa. E real. Escondamo-nos em Cristo, e seremos aceites nos braços do Pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário