quarta-feira, 25 de novembro de 2015

(Devocional) O Senhor sai do seu lugar - Mq. 1:1-7


Quarta-feira, 25 de Novembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Miquéias 1-55
O Senhor sai do seu lugar

“Palavra do Senhor, que veio a Miquéas, morasquita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém. Ouvi, todos os povos, presta atenção, ó terra, em tua plenitude, e seja o Senhor Jeová testemunha contra vós; o Senhor, desde o templo da sua santidade. Porque, eis que o Senhor sai do seu lugar, e descerá, e andará sobre as alturas da terra. E os montes debaixo dele se derreterão, e os vales se fenderão, como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam num abismo. Tudo isto, por causa da prevaricação de Jacob, e dos pecados da casa de Israel: qual é a transgressão de Jacob? não é Samaria? e quais os altos de Judá? não é Jerusalém? Por isso, farei de Samaria um montão de pedras do campo, uma terra de plantar vinhas, e farei rebolar as suas pedras no vale, e descobrirei os seus fundamentos. E todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas, e todos os seus salários serão queimados pelo fogo, e de todos os seus ídolos eu farei uma assolação, porque do preço da sua prostituição os ajuntou, e em recompensa de prostituta se volverão.”
Miqueias 1:1-7


Aqueles que são culpados tendem a fazer desculpas para explicar a sua condição. Através do profeta Miqueias, o Senhor anuncia a iminência do julgamento, quer para Judá como para Israel. No caso de algum deles ousar perguntar, “em que te ofendemos?”, o Senhor apresenta as capitais destes reinos como exemplo do seu pecado. Para Israel, bastava mencionar Samaria. Para Judá, bastava lembrar os pecados de Jerusalém. Em ambos os lugares os povo estava dedicado à idolatria e tinha os corações afastados do Senhor. Segundo o profeta, o julgamento do Senhor começaria no momento em que Ele saísse do seu lugar e andasse “sobre as alturas da terra.” O julgamento de Deus nesta passagem é descrito como destruição e são usadas palavras como fogo e assolação. Podemos pensar que as descrições do julgamento de Deus são exageradas no Antigo Testamento. No entanto temos de saber que Deus leva a sério o pecado. O pecado é de tal forma contrário à natureza de Deus que Ele odeia o mesmo com ódio puro. Para que não tivéssemos de ser consumidos pelo fogo do julgamento, Deus fez como que o Seu próprio Filho enfrentasse a Sua ira em nosso lugar. Para que o nosso pecado fosse esquecido, Ele foi lembrado como se Jesus o tivesse cometido. O sofrimento de Jesus na cruz foi brutal. Sempre que lemos estas palavras sobre o julgamento de Deus, devemos lembrar-nos que isto foi o que Jesus sofreu em nosso lugar. Deus saiu do seu lugar para vir castigar o nosso pecado, mas Jesus colocou-se entre nós e a justiça de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário