segunda-feira, 30 de novembro de 2015

(Devocional) Se confessarmos os nossos pecados - 1Jo. 1:8-10


Segunda-feira, 30 de Novembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: I João 1-55
Se confessarmos os nossos pecados

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecámos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”
I João 1:8-10


Esta passagem fala de como os crentes em Jesus devem lidar com o pecado. Não há dúvida de que o sujeito desta passagem são aqueles já nascidos de novo, pois o apóstolo João inclui-se a si mesmo na acção. Em primeiro lugar os crentes não devem ignorar o pecado. Ser crente em Jesus não significa que se deixou de pecar e aqueles que o dizem estão a mentir. Em segundo lugar, o crente deve confessar os seus pecados a Deus. Esta confissão é baseada naquilo que sabemos sobre Ele. O Senhor é fiel e justo e capaz de nos perdoar e purificar. Quando um crente confessa todos os pecados que conhece, o Senhor o purifica até daqueles que ele cometeu em ignorância. Finalmente, o crente deve lembrar-se dos pecados cometidos no passado. Estas memórias não devem servir para gerar culpa, pois confiamos no poder purificador de Deus. O crente deve lembrar-se dos seus pecados como forma de não cometer os mesmos erros. Aquele que diz ter um passado sem erros é aquele que volta a cometer os erros do passado. Finalmente é importante sabermos porque é que os nossos pecados são perdoados. Porque Deus é justo, sabemos que os pecados não podem ser simplesmente esquecidos. Todo o erro tem de ser castigado. Aquele que vai a Deus para perdão aceita que os seus pecados foram castigados em Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário