segunda-feira, 23 de novembro de 2015

(Devocional) O fim da vossa fé - 1Pe. 1:6-9


Segunda-feira, 23 de Novembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: I Pedro 1-5
O fim da vossa fé

“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais, por um pouco, contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro, que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais, com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das almas.”
I Pedro 1:6-9


É pela fé que alcançamos a salvação. É a salvação que aqui é chamada “o fim da vossa fé.” Este não é fim como término, mas fim como finalidade, objectivo ou alvo. Alegramo-nos quando contemplamos tudo aquilo que um dia gozaremos em Cristo. Precisamos, no entanto, lembrar-nos que ainda não estamos na presença do Senhor. Ainda vivemos na presença do pecado. E ainda temos de lidar com o remanescente do nosso ser caído. Enfrentamos, momentânea e temporariamente, lutas e provações neste mundo. Apesar de Deus não ser o autor das tentações, estas caem de forma perfeita no seu plano para nós. Sendo assim, os problemas são aqui chamados “a prova da vossa fé”. Sendo dinâmica, a fé com que vamos a Cristo deve depois ser aperfeiçoada. A nossa fé é aperfeiçoada de várias maneiras e uma dessas maneiras é a provação. Esta é mais uma das razões porque é possível ter alegria verdadeira quando vêm os problemas. Estes aproximam-nos, em humilde dependência, do nosso Senhor, mas também são usados por Deus para aperfeiçoar a nossa fé, preparando-nos para o dia em que a salvação das nossas almas ficará completa. Nunca vimos o Senhor pessoalmente, ainda não o vemos agora. Mas um dia, depois de termos crido em quem não víamos, iremos ver aquele em quem acreditámos. O fim da nossa fé torna agradável e bem vinda a prova da nossa fé.

Sem comentários:

Enviar um comentário