sábado, 7 de novembro de 2015

(Devocional) Mas os meus olhos te contemplam - Sl. 141:5-10


Sábado, 7 de Novembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: Salmos 141-1455
Mas os meus olhos te contemplam

“Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo, que a minha cabeça não rejeitará; porque continuarei a orar, a despeito das suas maldades. Quando os seus juízes forem arremessados da rocha, ouvirão as minhas palavras, pois são agradáveis. Como quando alguém lavra e sulca a terra, são os nossos ossos espalhados à boca da sepultura. Mas os meus olhos te contemplam, ó Deus, Senhor: em ti confio; não desampares a minha alma. Guarda-me dos laços que me armaram; e dos laços corrediços dos que praticam a iniquidade. Caiam os ímpios nas suas próprias redes, até que eu tenha escapado inteiramente.”
Salmo 141:5-10

São duras as provações neste mundo daqueles que se querem manter fiéis no meio das tentações. Sabemos que nunca seremos tentados acima da nossa capacidade (dada por Deus) de resistir. Também sabemos que com cada tentação teremos também um modo de escape, temos de o procurar e estar gratos por ele. Por vezes o escape virá na forma de dura repreensão por parte daqueles que sabem mais do que nós (v. 5). Frequentemente essa repreensão parecerá injusta e virá daqueles que jamais poderão entender o que estão a passar. Devemos receber esse escape como vindo das mãos do Senhor em resposta às nossas orações. Nem sempre o escape vem no tempo que pensamos ser o melhor. Somos chamados a acreditar que Deus é bom e justo e que o evangelho é suficiente, mesmo durante longos (e como parecem longos) períodos de provação (v. 7). É no meio das grandes provações que vemos em quem (ou no quê) temos a nossa identidade. Se os nossos olhos seguirem aquilo que nos é tirado é porque eles não estavam posto em Deus (v. 8). Apenas Nele conseguimos ver o invisível (v. 9). É Ele que nos dá o discernimento para colocar os nossos pés nos lugares seguros. Que a nossa oração seja por sabedoria e não apenas por conforto. Que a nossa oração nos aproxime do Senhor e não seja apenas para preservar os nossos ídolos.  

Sem comentários:

Enviar um comentário