sexta-feira, 27 de novembro de 2015

(Devocional) Um grande exemplo - 1Cr. 28:1-10


Sexta-feira, 27 de Novembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: I Crónicas 26-295
Um grande exemplo
      
“Então David convocou em Jerusalém todos os príncipes de Israel, os príncipes das tribos, e os capitães das turmas, que serviam o rei, e os capitães dos milhares, e os capitães das centenas, e os maiorais de toda a fazenda e possessão do rei, e de seus filhos, como também os eunucos e varões, e todo o varão valente. E pôs-se o rei David em pé, e disse: Ouvi-me, irmãos meus, e povo meu: Em meu coração propus eu edificar uma casa de repouso para a arca do concerto do Senhor e para o escabelo dos pés do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar. Porém Deus me disse: Não edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra, e derramaste muito sangue. E o Senhor, Deus de Israel, escolheu-me, de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por príncipe, e a casa de meu pai na casa de Judá: e entre os filhos de meu pai se agradou de mim, para me fazer rei sobre todo o Israel. E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o Senhor), escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do Senhor, sobre Israel. E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai. E estabelecerei o seu reino, para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje. Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do Senhor, e perante os ouvidos do nosso Deus, guardai e buscai todos os mandamentos do Senhor, vosso Deus, para que possuais esta boa terra, e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre. E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos: se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. Olha, pois, agora, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te, e faze a obra.”
I Crónicas 28:1-10


Este foi um dia importante para David. Ele tinha feito o propósito de coração de edificar para Deus um grandioso templo. No entanto, neste dia, em vez de ele estar a inaugurar a sua própria obra, ele entrega nas mãos do seu filho Salomão a responsabilidade da construção do templo do Senhor. Esta era uma obra que David tinha o desejo de ser ele próprio a construir. Para ela ele tinha feito todo o género de preparações. Materiais, utensílios, organização das turmas de sacerdotes. David aplicou-se de todo o seu coração numa obra que não era sua. Deus disse-lhe que não deveria ser ele a fazer a construção. David poderia ter-se rebelado e feito o templo contra a vontade de Deus. Poderia, ainda, ter desprezado a obra, já que não seria ele a construí-lo. No entanto, David aplicou o seu coração à vontade de Deus. Ao mesmo tempo que obedeceu, não construindo o templo, David, serviu a Deus, preparando a futura construção. Também nós, quando temos um forte desejo no coração, devemos fazer o possível para saber se esse desejo é ou não segundo a vontade do Senhor. Se descobrirmos que não é, devemos olhar para o exemplo de David e, por muito que nos custe, devemos abandoná-lo sem deixar de servir a Deus. Busquemos ao Senhor de todo o nosso coração (v. 9).

Sem comentários:

Enviar um comentário