terça-feira, 10 de novembro de 2015

(Devocional) A importância das origens - 1Cr. 1:1-27


Terça-feira, 10 de Novembro de 2015
Leitura Bíblica Diária: I Crónicas 1-5
A importância das origens

“Adão, Seth, Enos, Cainan, Maalaleel, Jared, Henoch, Metusala, Lamech, Noé, Sem, Cam, e Jafet. Os filhos de Jafet foram: Gomer, e Magog, e Madai, e Javan, e Tubal, e Mesech, e Tiras. E os filhos de Gomer: Asquenaz, e Rifat, e Togarma. E os filhos de Javan: Elisa, e Tarsis, e Chitim, e Dodanim. Os filhos de Cam: Cush, e Mizraim, e Put e Canaan. E os filhos de Cush eram Seba, e Havila, e Sabta, e Raema, e Sabteca: e os filhos de Raema eram Seba e Dedan. E Cush gerou a Nemrod, que começou a ser poderoso na terra. E Mizraim gerou aos ludeus, e aos anameus, e aos leabeus, e aos naftueus, E aos patruseus, e aos caslueus (dos quais procederam os filisteus), e aos caftureus, E Canaan gerou a Sidon, seu primogénito, e a Heth, E aos jebuseus, e aos amorreus, e aos girgaseus, E aos heveus, e aos arqueus, e aos sineus, E aos arvadeus, e aos zemareus, e aos hamateus. E foram os filhos de Sem: Elam, e Assur, e Arfaxad, e Lud, e Aram, e Uz, e Hul, e Geter, e Mesech. E Arfaxad gerou a Sela: e Sela gerou a Heber. E a Heber nasceram dois filhos: o nome de um foi Peleg, porquanto nos seus dias se repartiu a terra, e o nome de seu irmão era Joctan. E Joctan gerou a Almodad, e a Selef, e a Hasarmaveth, e a Jara, E a Hadoram, e a Husal, e a Dicla, E a Ebad, e a Abimael, e a Seba, E a Ofir, e a Havila, e a Jobab: todos estes foram filhos de Joctan. Sem, Arfaxad, Sela, Heber, Peleg, Reú, Serug, Naor, Tare, Abrão, que é Abraão.”
I Crónicas 1:1-27


Apesar do que se diz ou se pensa, a Bíblia é o melhor livro de consulta quanto às nossas origens. Apesar das tradições de muitos povos apontarem para as suas origens fantasiosas e de, hoje, muitos acreditarem que o homem evoluiu a partir de outros animais, os judeus traçavam as suas origens desde Adão. Não só Adão é o pai dos judeus, ele é o pai de toda a humanidade. Por causa da desobediência dele, nascemos com uma natureza pecaminosa, contaminada e contrária a Deus e à justiça. Este capítulo começa em Adão e isso é importante para percebermos que a origem do mal não está na sociedade. Os nossos maiores problemas não estão à nossa volta, estão dentro de nós. O Deus da Bíblia é um Deus de promessas. No v. 19, temos o registo do nome de Héber. É desta palavra que temos o termo “hebreu”. Associado a Héber, está a divisão da terra. Os judeus viviam na sombra da promessa de Deus de que seriam os herdeiros de uma terra e que da semente deles viria o Salvador. Tinham razão. As promessas de Deus são de confiança. Tendo começado em Adão, a passagem termina em Abraão. Se, em Adão temos a certeza de condenação, em Abraão temos o cumprir da promessa. Da mesma maneira que todos são pecadores em Adão, todos podem fazer como Abraão, colocar a sua fé apenas em Deus e receber gratuitamente a salvação que Cristo ganhou na cruz.  

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