quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

(Devocional) Aceites Nele - Mt. 1:1-17

Quinta-feira, 2 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Mateus 1-5

“Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; e Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão; e Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom; e Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; e Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa; e Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias; e Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias; e Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias; e Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para Babilônia. E, depois da deportação para a Babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel; e Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor; e Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde; e Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; e Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que Se chama o Cristo. De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a Babilônia até Cristo, catorze gerações.”


Mateus escreve o seu evangelho para provar que Jesus é o Rei de Israel, aquele que havia sido prometido. Deus tinha anunciado que um descendente de David, haveria de ser rei eterno. Com esta genealogia, Mateus mostra que Jesus é descendente directo do rei David. Jesus Cristo é, por direito próprio, herdeiro do trono em Jerusalém. Por inspiração do Espírito Santo, são selecionadas as gerações, em múltiplos de sete (o número da perfeição), para mostrar que, em Jesus, está consumado o plano eterno de Deus para a salvação da humanidade. Nos nomes que são mencionados, saltam à vista os nomes de quatro mulheres: Tamar, Raabe, Rute e Batseba. A presença destes nomes na linhagem oficial do Messias, prova a autoria divina destas palavras. Estas mulheres eram, aos olhos do homens, indignas. Aqui temos duas prostitutas, uma gentia e uma adúltera, desprezadas pelos homens, mas aceites aos olhos de Deus. Pelas suas obras provaram que tinham colocado fé em Deus e no Seu Messias. Era também o caso de Mateus, o cobrador de impostos desprezado e odiado, que Jesus tinha chamado para O seguir. Que Deus maravilhoso que temos! Em Cristo somos libertos do peso do pecado e da mordaça da vergonha. Como cristão regenerado, quantas vezes é que eu tenho desprezado (pelo menos em pensamento) aqueles que eu julguei menos do que eu? Quem sou eu para pensar menos de outros quando eu sou igualmente indigno do amor de Deus? Senhor ajuda-me hoje a olhar para os outros como tu olhas.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário