segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

(Devocional) Esmolas perigosas - Mt. 6:1-4

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by joe holmes

Segunda-feira, 6 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Mateus 6-10

“Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, Ele mesmo te recompensará publicamente.”
Mateus 6:1-4


É interessante neste ensinamento de Jesus, que Ele não considera as esmolas uma opção. Iremos sempre dar esmolas. Podemos entender esmolas neste contexto como qualquer ajuda que estamos em posição de estender a alguém necessitado. O problema, portanto, não está em se ajudamos ou não, mas na forma como o fazemos. Temos de estar conscientes que ajudar outros comporta um grande perigo. Ao ajudarmos podemos começar a acreditar que somos melhores do que os que ajudamos, ou que somos melhores do que aqueles que não ajudam. Uma visão errada de nós mesmos está na base de muitos dos nossos problemas. Porque nos conhece e nos ama, Jesus dá-nos a forma de ajudar sem que isso contribua para a nossa destruição. Nunca devemos atribuir grande importância pessoal à ajuda que damos. Temos de nos lembrar disto e deixar que Jesus nos transforme. A nossa carne irá exigir ser reconhecida por todos os grandes (e até pelos pequenos) actos de ajuda que fazemos. Onde iremos buscar esse reconhecimento se ninguém souber aquilo que fizemos? É aí que entra a nossa confiança em Deus. Aprendemos aqui que Ele sabe tudo o que é feito em segredo. Temos até uma preciosa promessa de que Ele um dia irá recompensar publicamente tudo o que fazemos em segredo. Gosto de pensar que esse dia será quando recebermos os galardões das mãos de Cristo. Tudo o que fizermos pelos outros, sem exigir reconhecimento público (pois, devido às nossas imperfeições, não merecemos qualquer reconhecimento, serve para dar glória ao nosso querido Pai do céu.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário