quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

(Devocional) Crescia a palavra de Deus – At. 6:1-7

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by Fabi Fliervoet

Quarta-feira, 8 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Actos 6-10

“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.”
Actos 6:1-7

Qualquer cristão nascido de novo ambiciona ver o crescimento da palavra de Deus na sua cidade. Também sei que em alguns contextos é moda falar em ter igrejas semelhantes à “igreja primitiva”. Nesta passagem vemos de uma forma clara e prática aquilo que a igreja em Jerusalém fez e como isso resultou no aumento da palavra de Deus e na multiplicação de discípulos. Precisamos entender que o pastor da igreja (a igreja de Jerusalém tinha o privilégio de ter apóstolos, mas sabemos que esses já há muito que foram para a glória) não é a pessoa que faz o trabalho do ministério. O trabalho do pastor é edificar os membros com a Palavra, e rodeá-los com as suas orações, mas são os membros da igreja que devem fazer a obra do ministério. Penso que temos estas prioridades trocadas. Como membros das igrejas, exigimos receber o ministério do pastor, a Palavra do pastor e as orações do pastor. Nesta passagem vemos que quando uma igreja não entende esta verdade, começam as murmurações, as divisões, os problemas. Ao ler esta passagem, temos de nos arrepender de muitas vezes exigirmos do nosso pastor um trabalho que deveria ser da nossa responsabilidade. Infelizmente por vezes estamos tão afastados na nossa caminhada com Cristo, que mesmo que quiséssemos ajudar no ministério, não estamos em condições de o fazer. Precisamos de libertar os nossos pastores para a Palavra e para a oração. Olhemos para a Palavra, sigamos o exemplo dos apóstolos.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário