segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

(Devocional) E viu a graça de Deus - At. 11:19-26

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by @Doug88888

Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Actos 11-15

“E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor. E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração; Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.”
Actos 11:19-26


A comissão deixada pelo Senhor Jesus tinha sido clara. Os crentes nascidos de novo deveriam multiplicar-se entre todas as nações. Os primeiros crentes eram judeus, e mesmo sendo cristãos, mantinham muitos dos preconceitos nacionalistas para com aqueles que eram gentios. Por isso, quando a graça de Deus se começa a mostrar através da conversão de muitos estrangeiros, a igreja de Jerusalém manda representantes que poder comprovar o que estava a acontecer. Quando Barnabé chega a Antioquia, ele viu a graça de Deus com os seus próprios olhos. A graça de Deus era visível na forma como muitos se estavam a converter e a entregar as suas vidas à direcção do Espírito de Deus. Acredito que temos aqui alguns desafios importantes. Em primeiro lugar, precisamos de confiar mais no poder de Deus. Não existe ninguém que Ele não consiga alcançar. Não devemos desistir de ninguém. Depois, devemos investir naquilo que é o centro da vontade de Deus, a salvação de almas pelo poder do evangelho. Muitas vezes deixamo-nos distrair em ministérios úteis e importantes, mas deixamos de lado aquilo que é importante. A graça de Deus é algo que é visível quando seres imperfeitos conseguem deixar de se servirem a si mesmo de forma egoísta e passam a servir ao Deus vivo. Devemos pedir o perdão de Deus por não estarmos a dar importância ao que Deus considera importante. Só assim ganharemos o direito de seguir nos passos dos crentes de Antioquia e sermos chamados de cristãos.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).        

Sem comentários:

Enviar um comentário