terça-feira, 21 de janeiro de 2014

(Devocional) O propósito do lamento - Et. 4:1-4

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by bluestar_tam

Terça-feira, 21 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Ester 1-5

“Quando Mardoqueu soube tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e vestiu-se de saco e de cinza, e saiu pelo meio da cidade, e clamou com grande e amargo clamor; E chegou até diante da porta do rei, porque ninguém vestido de saco podia entrar pelas portas do rei. E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em saco e em cinza. Então vieram as servas de Ester, e os seus camareiros, e fizeram-na saber, do que a rainha muito se doeu; e mandou roupas para vestir a Mardoqueu, e tirar-lhe o pano de saco; porém ele não as aceitou.”
Ester 4:1-4


O plano de Hamã havia chegado ao conhecimento de Mardoqueu. A sobrevivência de todo o povo judeu está em causa. Mardoqueu começa, então, um profundo lamento. Tal como era costume naquele tempo, ele veste-se de saco e atira cinzas para cima da cabeça. No entanto, este não é um lamento destrutivo. Mardoqueu não ficou em casa, ele “saiu pelo meio da cidade” (v. 1). A intenção é óbvia. Ele pretende chamar a atenção de Ester. Pode ser que ela possa fazer alguma coisa. É importante percebermos que a dor e sofrimento de Mardoqueu não fizeram com que ele desistisse de pensar claramente. Vemos isso pela forma como, mesmo no meio do seu lamento, ele continua a ser um cidadão respeitador e cumpridor das leis do país (v. 2). Ninguém vestido de saco poderia entrar pelos portões reais. Mardoqueu obedece. Sempre que a Bíblia fala em jejum, este está associado à oração. Quando o v. 3, diz que todos os judeus, espalhados pelas províncias, fizeram jejum, sabemos que esse jejum é acompanhado de oração. Quando todas as portas se fecham, quando o mundo deixa de ter armas, os crentes sempre têm a poderosa arma da oração. Quantas vezes a desprezamos? Muitas vezes desprezamos a oração porque, impacientes, desejamos ver a resposta imediatamente. O v. 4, diz-nos que, mesmo que ninguém mais o soubesse, Deus estava naquela mesma hora a começar a responder à oração do Seu povo. O tempo de Deus não é o nosso tempo. O tempo de Deus é o melhor.      

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).          

Sem comentários:

Enviar um comentário