segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

(Devocional) Chamados santos - Rm. 1:1-7

AttributionNoncommercial Some rights reserved by national museum of american history

Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Romanos 1-5

“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o Evangelho de Deus. O qual antes prometeu pelos Seus profetas nas Santas Escrituras, Acerca de Seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, Pelo Qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo Seu nome, Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”
Romanos 1:1-7

As cartas desta época deveriam ter na introdução indicação do autor, do destinatário e palavras de saudação. Todas as cartas de Paulo seguem esta fórmula. Paulo identifica-se como sendo servo de Jesus Cristo. Esta palavra significa escravo e podemos dar-lhe o significado, conhecido pelos judeus, de alguém que, por amor, decide ser escravo de outra pessoa para toda a vida (Ex. 21:2-6). Paulo acrescenta que ele é chamado para apóstolo. Esta era uma missão que não era de sua autoria. Deus o chamava assim. É muito interessante analizarmos a vida de Paulo e vermos como Deus o preparou, desde a sua infância, para o trabalho que tinha para Ele. Quando finalmente Jesus Se apresenta a Ele no caminho para Damasco, Paulo arrepende-se e entrega totalmente a sua vida ao Salvador. Esta carta é enviada aos crentes em Roma. O v. 7 diz-nos que estes são chamados santos. Ou seja, Deus os chama assim, por eles terem depositado a sua fé em Jesus. Muitas vezes preocupamo-nos com o que os outros dizem de nós, mas o mais importante é o que Deus diz de nós. Já pensou que Deus o chamou a si para fazer parte da Sua vontade? As coisas pelas quais você passou, os lugares que viu, as lágrimas que derramou, tudo contribuiu para fazer de si quem você é. Você foi preparado por Deus. Ele o chama para o centro da Sua vontade. Você está a viver de acordo com a forma como Deus o chama?

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).           

Sem comentários:

Enviar um comentário