sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

(Devocional) Não é por força - Mat. 11:7-15

AttributionNoncommercial Some rights reserved by KesKi10

Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Mateus 11-15

“E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma cana agitada pelo vento? Sim, que fostes ver? um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis. Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo Eu, e muito mais do que profeta; Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da Tua face envio o Meu anjo, Que preparará diante de Ti o Teu caminho. Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao Reino dos Céus, e pela força se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”
Mateus 11:7-15


João Baptista tinha sido preso devido à sua fidelidade a Deus e à forma como procurava seguir o seu Deus, sem abrir mão da verdade. Estando na prisão, João envia discípulos para perguntarem a Jesus se Ele era mesmo o Salvador prometido. Ou seja, estando na prisão, João, sendo humano como nós, duvidou. Jesus aproveitou para explicar aos que O ouviam que João era precisamente aquele que deveria vir antes do Messias. A grandeza de Jesus não era estabelecida à custa de outros. Ele não precisava de diminuir João para parecer maior. Aliás, a entrada no Reino dos Céus não se faz com violência. Ora os líderes do povo estavam a mostrar violência e isso via-se até na forma de viver a sua religião. Tal como todos os religiosos, eles pensavam que teriam salvação devido aos seus esforços e boas obras. Todos os que acreditam assim, estão a ignorar o que João Baptista, o Elias prometido, disse. João, apontando para Jesus, anunciou “eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” Querer apagar o pecado através de boas obras, é estar a fazer parte do mesmo grupo que se alegrou com a prisão de João Baptista e com a morte de Jesus Cristo. A verdade é que somos salvos pela fé em Jesus. Devemos também ter cuidado para não sermos fariseus depois de nascermos de novo por Jesus. Muitos que acreditam que foram salvos pela fé, exigem dos outros as boas obras que eles não são capazes de fazer.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário