sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

(Devocional) Os desígnios da oposição - Ed. 4:1-5

Attribution Some rights reserved by *_Abhi_*

Sexta-feira, 3 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Esdras 1-5

“Ouvindo, pois, os adversários de Judá e Benjamim que os que voltaram do cativeiro edificavam o Templo ao SENHOR Deus de Israel, chegaram-se a Zorobabel e aos chefes dos pais, e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir aqui. Porém Zorobabel, e Jesuá, e os outros chefes dos pais de Israel lhes disseram: Não convém que nós e vós edifiquemos casa a nosso Deus; mas nós sozinhos a edificaremos ao SENHOR Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia. Todavia o povo da terra debilitava as mãos do povo de Judá, e inquietava-os no edificar. E alugaram contra eles conselheiros, para frustrarem o seu plano, todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até ao reinado de Dario, rei da Pérsia.”
Esdras 4:1-5

Todo o trabalho que é feito para o Senhor encontra oposição. Uma das razões pelas quais as obras de reconstrução do templo enfrentaram oposição foi porque eram óbvias. Os trabalhadores não trabalhavam às escondidas. Estava à vista de todos que o templo do Senhor em Jerusalém estava a ser reconstruído. Existem crentes que nunca passam por oposição porque ninguém consegue ver os frutos da sua vida transformada. Os inimigos da reconstrução do templo, vendo o avanço da obra, fizeram uma proposta. Disseram que queriam ajudar nas obras e que estavam prontos para adorar o mesmo Deus que os judeus. Uma das formas mais mortíferas de oposição é a intenção de ajuda com falsas intenções ou as propostas de unidade com propósitos de destruição. A resposta dos líderes judeus foi simples, seriam apenas os judeus a trabalhar nas obras do templo. É possível que a proposta de ajuda tivesse sido tentadora. O trabalho era duro e os trabalhadores, poucos. Por vezes a melhor decisão não é a mais fácil. Muitos crentes e igrejas têm-se desviado da verdade devido à tentação do facilitismo, do egoísmo ou da ambição. Devemos preferir a verdade de Deus a essas coisas, por mais tentadoras que sejam. A decisão tomada levou ao desvendar das verdadeiras intenções dos opositores. Eles não queriam ajudar, eles queriam destruir. Então, contrataram conselheiros para tentarem, junto ao rei, parar a reconstrução do templo. Os crentes fiéis estão rodeados de inimigos. Precisamos de esperar a oposição e confiar em Deus no meio dela. Estamos do lado vencedor. 

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário