domingo, 26 de janeiro de 2014

(Devocional) Deus sabe - Et. 6:1-3

AttributionNoncommercial Some rights reserved by horrigans

Domingo, 26 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Ester 6-10

“Naquela mesma noite fugiu o sono do rei; então mandou trazer o livro de registro das crônicas, as quais se leram diante do rei. E achou-se escrito que Mardoqueu tinha denunciado Bigtã e Teres, dois dos camareiros do rei, da guarda da porta, que tinham procurado lançar mão do rei Assuero. Então disse o rei: Que honra e distinção se deu por isso a Mardoqueu? E os servos do rei, que ministravam junto a ele, disseram: Coisa nenhuma se lhe fez.”
Ester 6:1-3

Mardoqueu, o tio de Ester, tinha sido usado por Deus para avisar o rei de uma conspiração que estava a ser preparada contra a sua vida. Os autores da conspiração eram duas das pessoas mais próximas do rei. Para além de um homicídio, o que estava a ser preparado era um odioso acto de traição. No reboliço e burocracia da coorte real, a boa acção de Mardoqueu tinha passado despercebida e rapidamente foi esquecida sem que qualquer recompensa tivesse sido dada a quem salvou a vida do rei. No entanto, durante a leitura habitual dos registos do reino, o acto de Mardoqueu foi mencionado. Assim aprendemos que Deus consegue usar até a burocracia, tantas vezes por nós desprezada, para trazer honra aos Seus filhos. O tio de Ester iria, deste modo, receber reconhecimento pelo seu acto corajoso. O que aprendemos aqui é que mesmo que ninguém preste atenção, ou reconheça aquilo que fazemos de bom, a verdade é que servimos a um Deus que não dorme. Deus sabe aquilo que fazemos. Não devemos fazer o bem para sermos recompensados, mas vale sempre a pena fazer aquilo que é da vontade de Deus. Não faça o bem apenas quando alguém está a ver! Por vezes somos tentados a mencionar os nossos sacrifícios, apenas porque ninguém nos elogiou. Através desta leitura devemos parar para louvar ao nosso Deus que vê tudo aquilo que fazemos. Assim é o amor do nosso Deus, que não deixa passar despercebida nenhuma das boas acções dos Seus filhos.  

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário