quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

(Devocional) Estejam Atentos - At. 16:6-15

Attribution Some rights reserved by CarbonNYC

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2014
Leitura Bíblica Diária: Actos 16-20

“E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o Evangelho. E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis; E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade. E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.”
Actos 16:6-15


Toda esta passagem grita para que estejamos atentos à direcção do Espírito Santo de Deus. Todos os que são salvos têm em si a presença do Espírito Santo. Recebemos, no entanto, o mandamento para sermos cheios do Espírito. A conclusão fácil é que um crente pode ter o Espírito Santo sem ser cheio desse mesmo Espírito. Estes versículos dão-nos o exemplo de uma vida que é cheia do Espírito. A característica principal de uma vida assim é a obediência. Sempre que Paulo ouvia a vontade de Deus, pelo Espírito Santo, ele obedecia. Para vivermos uma vida assim, temos de remover todo o pecado conhecido de nossas vidas. Quando confessamos a Deus todo o pecado que conhecemos, Ele purifica-nos até daquele que nos é desconhecido. Depois, precisamos de estar atentos e ter intenção de viver em obediência radical. Finalmente, temos de ser fiéis nas pequenas coisas, naquelas acerca das quais não precisamos de receber mais ensinamento. Paulo teve de ser guiado pelo Espírito Santo para se dirigir para a Europa e não para a Ásia, mas assim que chega a Filipos, ele não precisou de uma voz do céu para saber que devia orar e dar testemunho junto ao rio. Porque ele foi fiel e esteve atento à voz de Deus, o evangelho chegou à Europa e transformou toda aquela região de forma gloriosa. Viver assim, escutando e obedecendo à voz de Deus é o privilégio de todos os cristãos, mas muitos não o aproveitam. Determine que você não será mais um desses crentes incompletos, cegos e guiados pela sabedoria do mundo, em vez de escutarem a voz do todo poderoso Deus. 

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).        

Sem comentários:

Enviar um comentário