Leitura Bíblica Diária: Deuteronómio 16-20
"Guarda o mês de Abibe, e celebra a páscoa ao SENHOR teu Deus; porque no mês de Abibe o SENHOR teu Deus te tirou do Egito, de noite. Então sacrificarás a páscoa ao SENHOR teu Deus, das ovelhas e das vacas, no lugar que o SENHOR escolher para ali fazer habitar o seu nome. Nela não comerás levedado; sete dias nela comerás pães ázimos, pão de aflição (porquanto apressadamente saíste da terra do Egito), para que te lembres do dia da tua saída da terra do Egito, todos os dias da tua vida. Levedado não aparecerá contigo por sete dias em todos os teus termos; também da carne que matares à tarde, no primeiro dia, nada ficará até à manhã. Não poderás sacrificar a páscoa em nenhuma das tuas portas que te dá o SENHOR teu Deus; senão no lugar que escolher o SENHOR teu Deus, para fazer habitar o seu nome, ali sacrificarás a páscoa à tarde, ao pôr do sol, ao tempo determinado da tua saída do Egito. Então a cozerás, e comerás no lugar que escolher o SENHOR teu Deus; depois voltarás pela manhã, e irás às tuas tendas. Seis dias comerás pães ázimos e no sétimo dia é solenidade ao SENHOR teu Deus; nenhum trabalho farás. Sete semanas contarás; desde que a foice começar na seara iniciarás a contar as sete semanas. Depois celebrarás a festa das semanas ao SENHOR teu Deus; o que deres será oferta voluntária da tua mão, segundo o SENHOR teu Deus te houver abençoado. E te alegrarás perante o SENHOR teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão no meio de ti, no lugar que o SENHOR teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome. E lembrar-te-ás de que foste servo no Egito; e guardarás estes estatutos, e os cumprirás. A festa dos tabernáculos celebrarás sete dias, quando tiveres colhido da tua eira e do teu lagar. E, na tua festa, alegrar-te-ás, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas. Sete dias celebrarás a festa ao SENHOR teu Deus, no lugar que o SENHOR escolher; porque o SENHOR teu Deus te há de abençoar em toda a tua colheita, e em todo o trabalho das tuas mãos; por isso certamente te alegrarás. Três vezes no ano todo o homem entre ti aparecerá perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher, na festa dos pães ázimos, e na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante o SENHOR; cada um, conforme ao dom da sua mão, conforme a bênção do SENHOR teu Deus, que lhe tiver dado."
Deuteronómio 16:1-17
Deus dá ao povo indicação precisa de quando a Páscoa seria celebrada. Não só dá indicação do tempo, mas também da razão pela qual seria celebrada. Deus havia tirado o Seu povo do Egipto. O Senhor segue dando instruções, agora da forma como seria celebrada a festa. Os sacrifícios seriam de vacas e ovelhas. O povo deveria abster-se de fermento (símbolo de pecado) e comer pães asmos, símbolo da saída apressada do Egipto. A celebração da festa seria apenas no lugar escolhido pelo Senhor. Todos os homens podem aproximar-se de Deus, mas devem fazê-lo de acordo com as Suas condições. Ainda bem que temos um caminho para junto de Deus. De seguida, Deus dá instruções acerca da “festa das semanas” ou pentecostes. Esta era uma festa associada às colheitas e destinava-se à oferta voluntária dos primeiros frutos ao Senhor. Era uma festa de alegria e todos eram convidados: os filhos, os servos, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas. Finalmente, o Senhor dá instruções acerca da festa dos tabernáculos, no final da época das colheitas. Esta seria, novamente, uma festa de alegria e acção de graças pelas bênçãos do Senhor. Estas seriam as três mais importantes festividades do povo de Israel. Ninguém deveria aparecer diante do Senhor de mãos vazias, mas todos com uma oferta correspondente às bênçãos recebidas. Uma vez que as bênçãos estavam relacionadas com a fidelidade do povo, quanto mais fiéis eles tivessem sido, melhores as ofertas que eles trariam perante o Senhor.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).
Sem comentários:
Enviar um comentário