segunda-feira, 17 de junho de 2013

(Devocional) O Poder da Palavra - Mt. 4:1-11

Segunda-feira, 17 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Mateus 1-5

 "Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam."
Mateus 4:1-11  

Jesus tinha acabado de ser baptizado por João Baptista. Durante o baptismo, Deus o Pai havia dado o seu selo de aprovação dizendo a viva voz que Jesus era o Seu amado Filho. Agora vem o Seu grande momento de tentação. Satanás luta continuamente contra Deus e os Seus planos e, mesmo sabendo que Jesus é o Rei de Israel, tenta fazer com que Ele deixe de confiar em Deus, use Deus desnecessariamente e passe a servir a Satanás. Esta passagem é importante por várias razões. Em primeiro lugar vemos que Jesus é digno de ser o Salvador porque passou pelas mesmas tentações do que nós. Depois, porque podemos ver a forma como Deus pretende que passemos pelas tentações do inimigo. A cada tentação, Jesus citou versículos da Bíblia. De cada vez que Ele o fez, Satanás foi obrigado a retirar aquela tentação. Todos nós somos tentados. Embora seja verdade que não iremos resistir a todas as tentações, não precisamos de cair em todas elas. Nem sequer na maioria. Quanto mais guardarmos a Palavra de Deus no nosso coração (sim estou a falar de memorização), mais seguros iremos estar contra o inimigo das nossas almas. Que importância você dá à Palavra de Deus? É possível que pense que nunca sofrerá uma tentação grave, ou que é suficientemente forte para suportar as que vierem. Deixe de confiar em si mesmo e agarre-se às armas que Deus lhe dá. Elas estão disponíveis e são mais do que suficientes.    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes). 

Sem comentários:

Enviar um comentário