terça-feira, 11 de junho de 2013

(Devocional) O valor da inocência - Dt. 21:1-9

Segunda-feira, 10 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Apocalipse 16-20

 "Quando na terra que te der o SENHOR teu Deus, para possuí-la, se achar um morto, caído no campo, sem que se saiba quem o matou, então sairão os teus anciãos e os teus juízes, e medirão a distância até as cidades que estiverem em redor do morto; e, na cidade mais próxima ao morto, os anciãos da mesma cidade tomarão uma novilha da manada, que não tenha trabalhado nem tenha puxado com o jugo; e os anciãos daquela cidade trarão a novilha a um vale áspero, que nunca foi lavrado nem semeado; e ali, naquele vale, degolarão a novilha; então se achegarão os sacerdotes, filhos de Levi; pois o SENHOR teu Deus os escolheu para o servirem, e para abençoarem em nome do SENHOR; e pela sua palavra se decidirá toda a demanda e todo o ferimento; e todos os anciãos da mesma cidade, mais próxima ao morto, lavarão as suas mãos sobre a novilha degolada no vale; e protestarão, e dirão: As nossas mãos não derramaram este sangue, e os nossos olhos o não viram. Sê propício ao teu povo Israel, que tu, ó SENHOR, resgataste, e não ponhas o sangue inocente no meio do teu povo Israel. E aquele sangue lhes será expiado. Assim tirarás o sangue inocente do meio de ti; pois farás o que é reto aos olhos do SENHOR."
Deuteronómio 21:1-9  

Um dos princípios mais evidentes nas Escrituras é o princípio da santidade da vida humana. Deus é o autor da vida e o homem foi criado à Sua imagem. É por isso que qualquer homicídio na Bíblia é tratado como um assunto da maior seriedade. Nunca se justifica tirar-se uma vida, sejam quais forem as razões. Nos tempos que correm, procura-se chamar certo ao que está errado. Os servos de Deus não podem ter medo de defender a fé. Uma vida vale mais do que o mundo inteiro. Sempre que existe um homicídio, algo tem de ser feito. O homicida tem de ser encontrado até ao limite das forças. Através da imagem do sacrifício da bezerra, vemos novamente o princípio do derramamento de sangue inocente como caminho para a inocência. Trata-se claramente de mais uma seta a apontar para o sangue inocente de Cristo derramado para que nós pudéssemos ser inocentes aos olhos de Deus. Esta passagem é sobre a tentativa de descobrir o autor de um homicídio quando este é desconhecido. Naturalmente, as pessoas da localidade mais próxima de onde o corpo foi encontrado, são os primeiros suspeitos. Em caso de inocência, os anciãos da cidade deveriam declará-lo a alta voz (v. 7). O valor da inocência é muito grande. A herança de um bom nome é mais importante do que riquezas. Como o v. 9, diz, nós vivemos aos olhos de Deus. Nada é escondido diante Dele. Que possamos viver uma vida digna aos Seus olhos. 

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes). 

Sem comentários:

Enviar um comentário