domingo, 2 de junho de 2013

(Devocional) Não apagar a lembrança de Deus - Dt. 12:1-4

Domingo, 2 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Deuteronómio 11-15

"Estes são os estatutos e os juízos que tereis cuidado em cumprir na terra que vos deu o SENHOR Deus de vossos pais, para a possuir todos os dias que viverdes sobre a terra. Totalmente destruireis todos os lugares, onde as nações que possuireis serviram os seus deuses, sobre as altas montanhas, e sobre os outeiros, e debaixo de toda a árvore frondosa; E derrubareis os seus altares, e quebrareis as suas estátuas, e os seus bosques queimareis a fogo, e destruireis as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar. Assim não fareis ao SENHOR vosso Deus."
Deuteronómio 12:1-4  

Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados livros da Lei. São centenas as leis e regras dadas por Deus. É possível a um indivíduo cumprir todas essas regras sem falhar? Claro que não! O livro de Gálatas ensina-nos que a lei é o aio que nos leva a Cristo. Por isso é que precisamos de um Salvador. Por isso é que Jesus morreu em nosso lugar na cruz. No entanto, também sabemos que os princípios das Escrituras são para caminharmos neles. Afinal, fomos criados para as boas obras (Ef. 2:10). Temos estatutos e juízos (v. 1), não os deitemos fora. Israel tinha a responsabilidade de derrotar completamente todos os povos que habitavam na terra de Canaã. Esta era uma ordem de Deus, e não anula nem o amor, nem a justiça do Todo-Poderoso Deus. Os falsos deuses dos cananitas deveriam ser destruídos e esquecidos. Esta foi uma ordem muitas vezes ignorada pelos judeus, com graves consequências para a sua história, mas a promessa manteve-se. Os deuses dos cananitas já não são lembrados. O nome de Jeová mantém-se! O povo tinha o mandamento de não se esquecer de Deus (v. 4). Como eles poderiam se esquecer do Deus que os tirou do Egipto? Não vivemos nós muitas vezes como se nos tivéssemos esquecido de Deus? Temos a responsabilidade, dada por Deus, de nos lembrarmos do Seu nome. Por vezes, ou porque tudo corre bem, ou porque tudo nos distrai, esquecemo-nos daquele que deu a Sua vida por nós. E hoje? Irá lembrar-se do seu Deus?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).      

Sem comentários:

Enviar um comentário