quinta-feira, 13 de junho de 2013

(Devocional) Vidas amputadas - Is. 55:1-5

Quinta-feira, 13 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Isaías 51-55

 "O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi. Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos. Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do SENHOR teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou."
Isaías 55:1-5  

Muitas são as vozes que se levantam acusando o Deus da Bíblia de ser um Deus cruel e vingativo. Penso que qualquer leitor atento da Palavra não consegue ficar muito tempo com essa opinião. Saltam à vista na Palavra de Deus os convites generosos de um Deus que Se quer relacionar com uma humanidade desviada. O homem foi criado para viver em comunhão com Deus. Uma pessoa que viva longe de Deus vive uma vida amputada do seu verdadeiro sentido. Depois de se desviar de Deus, e sentindo o vazio daí resultante, a humanidade tem tentado voltar para Deus. Vítima do seu próprio orgulho, e cego pelo pecado, o homem convenceu-se de que, quanto mais se esforçasse e quanto mais caro fosse o valor empregue, mais próximo estaria da redenção. Deus ensina-nos que a salvação não custa nada à humanidade, Ele Próprio pagou o que havia a ser pago (v. 1). Todos os esforços humanos para pagar a sua própria salvação são loucos e inúteis (v. 2). Para que alguém encontre Deus só tem de reconhecer a sua incapacidade, as suas faltas, e reconhecer Cristo como único substituto pelo seu pecado. A partir daí começa uma nova vida de íntima comunhão com o Deus de amor. Estas palavras são dirigidas ao povo de Israel, os judeus, prometendo-lhes a restauração, como povo, da sua posição para com Deus (vs. 3-4). No entanto, encontramos aqui uma mensagem universal. O amor de Deus é para todo o mundo (v. 5, Jo. 3:16).         

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes). 

Sem comentários:

Enviar um comentário