domingo, 9 de junho de 2013

(Devocional) A todos dá oportunidade - Is. 47:1-6

Domingo, 9 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Isaías 46-50

"Desce, e assenta-te no pó, ó virgem filha de Babilônia; assenta-te no chão; já não há trono, ó filha dos caldeus, porque nunca mais serás chamada a tenra nem a delicada. Toma a mó, e mói a farinha; remove o teu véu, descalça os pés, descobre as pernas e passa os rios. A tua vergonha se descobrirá, e ver-se-á o teu opróbrio; tomarei vingança, e não pouparei a homem algum. O nosso redentor cujo nome é o SENHOR dos Exércitos, é o Santo de Israel. Assenta-te calada, e entra nas trevas, ó filha dos caldeus, porque nunca mais serás chamada senhora de reinos. Muito me agastei contra o meu povo, profanei a minha herança, e os entreguei na tua mão; porém não usaste com eles de misericórdia, e até sobre os velhos fizeste muito pesado o teu jugo."
Isaías 47:1-6  

A Babilónia era a capital de um grande império. No seu tempo de maior esplendor, nenhuma das grandes nações da terra lhe conseguiu fazer frente. Sabemos pelas Escrituras que Deus estendeu à liderança desta nação várias oportunidades de arrependimento. O facto de Deus ter permitido a invasão de Israel e a deportação dos judeus para a Babilónia fazia, também, parte deste plano de amor. Muitos acreditam que Nabucodonosor conheceu o Senhor e foi salvo. Algumas das suas palavras no livro de Daniel parecem indicá-lo. Nesta passagem é anunciada a destruição deste império. Deus pode anunciar estes acontecimentos, muitos anos antes de eles acontecerem pois é Dele todo o poder. No entanto, é bom lembrarmo-nos que Deus não destrói sem dar oportunidade de arrependimento. O nosso Deus é assim. Quem sabe se estas palavras são para si hoje uma oportunidade de arrependimento ou uma chamada para uma maior dedicação ao Senhor. Deus é o nosso redentor (v. 4). Foi Ele que Se fez carne, habitou entre nós e derramou o Seu sangue para que pudéssemos ter vida. Ele é o autor das nossas vitórias. Assim, temos de viver a vida em acção de graças constantes pelo que Ele fez e continuará a fazer por nós. O nosso Deus é um Deus pessoal. Ou seja, Ele quer ter um relacionamento próximo connosco e apenas perdemos quando não investimos na qualidade do nosso relacionamento com Deus. Deus ama-nos de tal maneira que Ele conhece e toma nota de todas as coisas que fazemos. Ajuda-nos, Senhor, a estarmos atentos ao teu amor.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário