sábado, 15 de junho de 2013

(Devocional) Deus é de confiança - Sl. 118:1-18

Sábado, 15 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 116-118

"Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. Diga agora Israel que a sua benignidade dura para sempre. Diga agora a casa de Arão que a sua benignidade dura para sempre. Digam agora os que temem ao SENHOR que a sua benignidade dura para sempre. Invoquei o SENHOR na angústia; o SENHOR me ouviu, e me tirou para um lugar largo. O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam. É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem. É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes. Todas as nações me cercaram, mas no nome do SENHOR as despedaçarei. Cercaram-me, e tornaram a cercar-me; mas no nome do SENHOR eu as despedaçarei. Cercaram-me como abelhas; porém apagaram-se como o fogo de espinhos; pois no nome do SENHOR as despedaçarei. Com força me impeliste para me fazeres cair, porém o SENHOR me ajudou. O SENHOR é a minha força e o meu cântico; e se fez a minha salvação. Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas. A destra do SENHOR se exalta; a destra do SENHOR faz proezas. Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do SENHOR. O SENHOR me castigou muito, mas não me entregou à morte."
Salmo 118:1-18  

Nesta passagem o salmista afirma que é melhor confiar em Deus do que confiar nos homens (v. 8). Ele di-lo com conhecimento de causa. Os homens erram, mesmo que não o queiram fazer; os homens enganam, os homens buscam os seus próprios interesses. Por outro lado, Deus é benigno, isso significa que Ele é bom e fiel. Para além dessa certeza, sabemos ainda que Ele será sempre assim. Deus não muda. A Sua forma de agir para com os homens é sempre a mesma. Assim, quando vêm os problemas, quem é que vamos chamar (v. 5)? Vamos confiar em pessoas que falham, ou iremos confiar em Deus que é sempre fiel e bom? A resposta é óbvia. Quando Pedro se começou a afundar depois de ter caminhado sobre a água ele não disse, “Judas, atira-me uma corda!”. Pedro disse, “Senhor, ajuda-me!”. Com que fundamento é que os crentes confiam em Deus? Será que se trata de uma confiança completamente cega? A verdade é que não é assim. Confiamos para viver a nossa vida no mesmo Deus que salvou as nossas almas (v. 14). Todos os que já aceitaram a salvação conhecem a diferença que Deus faz nas suas vidas. A vida de um salvo por Jesus é necessariamente diferente do que a vida de um perdido. Se não confiamos é porque ainda não conhecemos como devíamos. Nós confiamos naquilo que conhecemos. Decida-se a parar de confiar naquilo que não é digno da sua confiança. Determine hoje a confiar plenamente em Deus e a acertar os seus passos com a Sua perfeita vontade.      

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes). 

Sem comentários:

Enviar um comentário