segunda-feira, 10 de junho de 2013

(Devocional) Milénio - Ap. 20:1-10

Segunda-feira, 10 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Apocalipse 16-20

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pós selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre."
Apocalipse 20:1-10  

Esta é a passagem bíblica mais clara sobre uma importante parte da história do mundo que ainda está por cumprir – o reino milenar de Jesus. Os judeus descrentes recusam aceitar que Jesus é o Messias prometido, porque Ele não veio para reinar. Ele nasceu e morreu, dizem eles, sem nunca ter ocupado o trono de David. Por isso, julgam eles, é impossível que Ele seja o Messias. A verdade é que eles preferem ignorar as suas próprias Escrituras que falam de um Messias sofredor, que sofreria pelos pecados dos homens, que morreria e ressuscitaria. A vinda do Messias seria em duas fases. Uma para sofrer, outra para reinar. Uma já aconteceu, a outra pode acontecer a qualquer momento. Nesta passagem aprendemos que, durante o milénio, Satanás estará preso (vs. 1-3). Alguns dizem que já estamos no milénio, mas não conseguem explicar porque é que Satanás ainda não está preso. Todos os salvos por Jesus terão ressuscitado e recebido corpos glorificados para servirem a Cristo durante o Seu reino (v. 4). Todas as pessoas salvas antes da vinda de Jesus para reinar estarão com Jesus para sempre. Estão para sempre livres do medo da morte (v. 6). Após os mil anos Satanás será solto, apenas por algum tempo e apenas para ser usado na realização do plano de Deus (v. 7). Vemos, também nesta passagem, que o nosso Deus tem todo o controlo. Nem Satanás, ao qual alguns dão tanta importância, tem qualquer poder comparado com o Todo-Poderoso Deus.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

1 comentário: