quarta-feira, 19 de junho de 2013

(Devocional) Lei ou princípios? - Is. 56:1-2

Quarta-feira, 19 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Isaías 56-60

"Assim diz o SENHOR: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar. Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal."
Isaías 56:1-2  

Esta passagem fala sobre não profanar o sábado e ter o cuidado para não fazer nada que seja errado. É bom aproveitarmos esta passagem que fala sobre a guarda do sábado para pensarmos um pouco sobre a lei e a sua actualidade. Será que os crentes em Jesus de hoje em dia têm a obrigação de guardar o sábado? A resposta é simples: não. Em primeiro lugar, precisamos de nos lembrar a quem foi dada a lei. O Novo Testamento diz-nos que a lei foi dada aos judeus para que todos pudessem ver que o padrão de Deus é tão elevado que precisamos da Sua misericórdia. Não quer isto dizer que a lei deve ser ignorada. Encontramos na lei princípios que podemos e devemos aplicar nas nossas vidas. Em relação à guarda do sábado os crentes do Novo Testamento aplicaram este princípio ao culto da igreja primitiva separando o primeiro dia da semana (o dia da ressurreição), para se juntarem para louvarem, para a Palavra e para o partir do pão. É muito comum os defensores do sábado pegarem em versículos como estes para dizerem que a Bíblia ensina que devemos guardar o sábado. Assim, nesses excessos de aplicação, chegam ao ponto de dizerem que quem não guarda o sábado não pode ser salvo. Como se o homem fosse salvo por guardar mandamentos e não apenas pelo sangue do Salvador. Esta passagem é também o anúncio do dia do Senhor. Aguardamos a Sua volta. Enquanto aguardamos obedeçamos, de coração, às Suas palavras para nós.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes). 

Sem comentários:

Enviar um comentário