domingo, 23 de junho de 2013

(Devocional) Se não fora o Senhor - Sl. 124:1-5

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Imagem usada com permissão de Pam_Broviak
Domingo, 23 de Junho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 121-125

"«Cântico dos degraus, de Davi» Se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel; se não fora o SENHOR, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós. Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós. Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma; então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma."
Salmo 124:1-5  

A nação de Israel sempre esteve sob ataque. Israel é o povo de Deus, escolhido por Ele para que o mundo O conhecesse. Através de Israel, todo o mundo pode ser abençoado com as bênçãos da salvação, perdão dos pecados e vida eterna. Portanto, não é de admirar que esta nação esteja sempre debaixo da mira do inimigo. Quando não eram as nações estrangeiras, era a sua própria rebeldia que punha em causa a sua sobrevivência. Como conseguiram escapar tanto tempo? David escreve estas palavras para que todos soubessem que era Deus que estava por detrás da salvação do Seu povo. Como crentes em Jesus, também estamos debaixo da mira do inimigo. Aquele que já nasceu de novo, sabe que já recebeu a vida eterna e que está seguro em Deus. Mesmo assim, o inimigo quer tornar cada crente inútil para o serviço do Senhor. Nos momentos em que estamos mais seguros é fácil esquecermos quem é o autor na nossa segurança. O salmista nestes primeiros versículos observa que se não fosse o Senhor, eles já teriam há muito sido engolidos. A imagem utilizada é a da destruição causada pela água. Os judeus conheciam muito bem a história do dilúvio e sabiam da grande destruição que ocorreu nessa altura. Um coração agradecido deve ser a imagem de marca do crente. Deus tem-nos protegido de grandes perigos.       

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário