domingo, 24 de abril de 2016

(Devocional) Antes de eu o sentir - Ct. 6:11-13


Domingo, 24 de Abril de 2016
Leitura Bíblica Diária: Cantares 6-85
Antes de eu o sentir
      
“Desci ao jardim das nogueiras, para ver os novos frutos do vale, a ver se floresciam as vides e brotavam as romeiras. Antes de eu o sentir, me pôs a minha alma nos carros do meu povo excelente. Volta, volta, ó Sulamita, volta, volta, para que nós te vejamos. Por que olhas para a Sulamita como para as fileiras de dois exércitos?”
Cantares de Salomão 6:11-13


A Sulamita descreve aqui como foi o seu encontro com o príncipe, o destino dos seus afectos e do seu amor. Este encontro não tinha sido premeditado. Ela estava simplesmente no campo a observar o brotar das árvores de fruto. Pelo contexto, é possível que, ao fazer isto, ela se estivesse também a perguntar se brotaria também o amor do seu príncipe por ela. Nessa ocasião, o seu amor aparece e leva-a para o palácio. Ser colocada num dos carros reais e ser levada para o palácio é algo que ela descreve como se fosse uma experiência arrebatadora. Segundo ela foi como se a sua própria alma (todo o seu ser) fosse colocado naquele carro. No versículo final, vemos os pedidos daqueles no palácio, no momento em que ela está de saída, para que ela voltasse. Todos queriam voltar a ver como ela era bela. A pergunta final é da Sulamita. Provavelmente estariam a fazer uma dança tradicional (“as fileiras de dois exércitos”) enquanto ela se perguntava, que beleza há em mim para que me queiram contemplar? Este livro é um modelo bíblico de uma bela história de amor e deve servir como modelo para que os casais cultivem o amor segundo o plano e a vontade de Deus. No entanto, também é comum aproveitarmos estas palavras para pensar no grande amor de Cristo pelos remidos. Também foi Ele que nos amou primeiro, sem que pudéssemos planear tamanho amor. E também não vemos em nós beleza alguma para que Ele nos amasse.

Sem comentários:

Enviar um comentário