terça-feira, 12 de abril de 2016

(Devocional) Deus é sempre justo - Ec. 8:9-13


Terça-feira, 12 de Abril de 2016
Leitura Bíblica Diária: Eclesiastes 6-10
Deus é sempre justo

“Tudo isto vi, quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol: tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua. Assim, também, vi os ímpios sepultados, e eis que havia quem fosse à sua sepultura, e os que fizeram bem e saíam do lugar santo foram esquecidos na cidade: também isto é vaidade. Visto como se não executa logo o juízo sobre a má obra, por isso, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal. Ainda que o pecador faça mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, eu sei, com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temerem diante dele. Mas ao ímpio não irá bem, e ele não prolongará os seus dias; será como a sombra, visto que ele não teme diante de Deus.”
Eclesiastes 8:9-13


Salomão continua a meditar sobre assuntos específicos. Desta vez ele escreve, sob inspiração do Espírito Santo, sobre o que pode ser considerado uma injustiça, ou seja, quando o justo, aquele que confia no Senhor, sofre os problemas que deveriam ser dos ímpios e os ímpios vivem gozando bênçãos que, à partida, não merecem. Um rei, que tem domínio sobre o seu povo, deveria poder tirar proveito da sua condição dominante. No entanto, há pessoas que dominam que acabam por ser prejudicadas pela condição que as deveria beneficiar (v. 9). Da mesma forma, continua Salomão, pessoas que, em vida fizeram só más coisas, têm os seus túmulos visitados, enquanto que muitos benfeitores são esquecidos pelos mesmos a quem fizeram bem (v. 10). Em muitas situações o juízo sobre o erro não é imediato, por isso as pessoas persistem no erro e outros são tentados a fazer as mesmas coisas (v. 11). Com tudo isto, será que vale a pena fazer o bem? Será que vale a pena buscar os caminhos do Senhor para neles andar? Existem críticos que questionam o lugar do livro de Eclesiastes nas Escrituras, dizendo que é um livro negativo e que contradiz o resto da Bíblia. No entanto, as conclusões de Salomão estão em linha com a Palavra de Deus. Salomão conclui dizendo que ainda que os ímpios recebam cem vezes mais o que merecem pelas suas obras, que vale a pena servir ao Senhor (v. 12). Não devemos olhar para o lado comparando-nos com os outros. Temamos a Deus e encontraremos Nele as respostas para a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário