quarta-feira, 13 de abril de 2016

(Devocional) A base da nossa alegria - Sl. 35:1-10


Quarta-feira, 13 de Abril de 2016
Leitura Bíblica Diária: Salmos 31-35
A base da nossa alegria

“Pleiteia, Senhor, com aqueles que pleiteiam comigo: peleja contra os que pelejam contra mim. Pega do escudo e da rodela, e levanta-te em minha ajuda. Tira da lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação. Sejam confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida: voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim intentam o mal. Sejam como pragana perante o vento, o anjo do Senhor os faça fugir. Seja o seu caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do Senhor os persiga. Porque, sem causa, encobriram de mim a rede na cova, que, sem razão, cavaram para a minha alma. Sobrevenha-lhe destruição sem o saber, e prenda-o a rede que ocultou; caia ele nessa mesma destruição. E a minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na sua salvação. Todos os meus ossos dirão: Senhor, quem é como tu, que livras o pobre daquele que é mais forte do que ele? sim, o pobre, e o necessitado, daquele que o rouba.”
Salmo 35:1-10


David era um homem perseguido. Os melhores e mais valorosos da nação eram contratados para o seu mal. O próprio rei queria a sua morte. Por tudo isto, David sabia que esta era uma luta impossível. Por muito que fizesse, não via caminho de saída para os seus problemas. Este é o contexto da sua oração. Por muito que as nuvens que envolvem a vida pareçam negras, o servo de Deus pode sempre confiar as suas lutas ao Senhor. O servo de Deus não precisa desesperar na sua incapacidade, podemo-nos gloriar e apoiar no todo-poderoso Deus. Podemos, tal como David, confiar as nossas lutas a Deus. David ora para que Deus diga à sua alma, “eu sou a tua salvação.” (v. 3). Por vezes as circunstâncias da vida dirão para não termos esperança. É por isso que precisamos da Palavra de Deus, a cada dia. Se apenas estivermos a olhar à volta, iremos desfalecer. Sabendo que Deus lutaria com os seus inimigos, David sabe que pode regozijar-se. No entanto, a sua alegria não estava na vingança dos que buscavam o seu mal, ele nem se alegrava na segurança agora encontrada. A sua alegria estava em Deus e na Sua salvação (v. 9). Nunca nos esqueçamos de ter a base certa na nossa alegria. O louvor que David oferece no v. 10, é um louvor que vem do centro do seu ser. David louva a Deus com fervor e sinceridade. Que todo o nosso louvor seja assim!

Sem comentários:

Enviar um comentário