quarta-feira, 27 de abril de 2016

(Devocional) Pecado de ignorância - Nm. 15:22-29


Quarta-feira, 27 de Abril de 2016
Leitura Bíblica Diária: Números 11-155
Pecado de ignorância

“E, quando vierdes a errar, e não fizerdes todos estes mandamentos, que o Senhor falou a Moisés, Tudo quanto o Senhor vos tem mandado por mão de Moisés, desde o dia que o Senhor ordenou, e dali em diante, nas vossas gerações; Será que, quando se fizer alguma coisa por erro, e for encoberto aos olhos da congregação, toda a congregação oferecerá um novilho para holocausto, em cheiro suave, ao Senhor; com a sua oferta de manjares e libação, conforme ao estatuto, e um bode para expiação do pecado. E o sacerdote fará propiciação por toda a congregação dos filhos de Israel, e lhes será perdoado; porquanto foi erro, e trouxeram a sua oferta, oferta queimada ao Senhor, e a sua expiação do pecado, perante o Senhor, por causa do seu erro. Será, pois, perdoado a toda a congregação dos filhos de Israel, e mais ao estrangeiro que peregrina no meio deles, porquanto por erro sobreveio a todo o povo. E, se alguma alma pecar por erro, para expiação do pecado oferecerá uma cabra de um ano. E o sacerdote fará expiação pela alma pecante, quando pecar por erro, perante o Senhor, fazendo expiação por ela, e lhe será perdoado. Para o natural dos filhos de Israel, e para o estrangeiro que no meio deles peregrina, uma mesma lei vos será, para aquele que isso fizer por erro.”
Números 15:22-29


Nesta passagem, Moisés relembra ao povo a lei sobre o que fazer em caso de pecado desconhecido. Quando ele fala em “pecar por erro” (v. 27) isso não significa que exista pecado que não seja erro. O que esta lei estabelece é o que se deve fazer caso alguém cometa um erro sem que, na altura em que este é cometido, soubesse que era errado. A primeira situação era para o caso de se tratar de um pecado colectivo, ou de uma falta cometida à vista de todos, sem que alguém se tivesse apercebido do erro. Nesse caso, a oferta e os sacrifícios a apresentar seriam pagos e apresentados em nome de toda a congregação (vs. 24-26). Vemos aqui, também, a misericórdia de Deus por todo o mundo, ao incluir nesta oferta, não só o povo de Israel, mas também qualquer estrangeiro que morasse com eles. Quando se tratasse de pecado de ignorância individual, a pessoa em questão teria de oferecer uma cabra de um ano. Aqui aprendemos que, para Deus, a ignorância não é desculpa para o pecado. Um pecado é sempre uma ofensa aos olhos de Deus, mesmo se a pessoa que o comete não está completamente consciente do que está a fazer. Na realidade, uma das razões porque falhamos tantas vezes é porque temos dificuldade em ver o pecado srgundo o ponto de vista do Senhor. Também vemos que um pecador, mesmo tendo em conta as circunstâncias do erro, é sempre pessoalmente responsável perante Deus pelo pecado praticado. É bom sabermos que Deus perdoa o pecado de um coração arrependido.    

Sem comentários:

Enviar um comentário