terça-feira, 5 de abril de 2016

(Devocional) O fim do mandamento - 1Tm. 1:5-11


Terça-feira, 5 de Abril de 2016
Leitura Bíblica Diária: I Timóteo 1-55
O fim do mandamento

Ora o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas, Querendo ser doutores da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legìtimamente; Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, Conforme o evangelho da glória do Deus bem-aventurado que me foi confiado.”
I Timóteo 1:5-11


Paulo deixa claro a Timóteo que os pormenores da lei de Deus, dada aos judeus, não devem servir para criar questões e divisões entre os crentes. Porque quando Cristo toma conta de uma pessoa dá-lhe nova vida, vida verdadeira e fé não fingida. A partir daquele momento, o Espírito Santo começa a gerar Cristo naquele coração. A Palavra passa a fazer sentido pois o seu autor reside permanentemente com o crente. O crente cheio do Espírito é ensinado pelo Espírito, guiado pelo Espírito na perfeita vontade de Deus. O crente em Jesus não deve viver segundo a letra da lei, mas segundo Aquele que nele habita. Paulo ensina claramente a Timóteo que a lei não é para o crente. Será que isto quer dizer que o Espírito contradiz a Palavra? De maneira nenhuma! Como agirá contra as Escrituras Aquele que as deu? O fim da lei é Cristo gerado nos corações. A lei serve para mostrar ao pecador o erro dos seus caminhos e não para dominar o crente. A lei é útil para o crente? Certamente. Mas a lei é feita para o descrente, para o levar a Cristo revelando a sua necessidade. Este ensinamento era muito útil para Timóteo. Ele vivia numa cultura em que alguns queriam submeter os gentios que se salvavam à lei dos judeus. Quando exigimos conformidade à lei, estamos a encorajar uma fé fingida. A lei leva as pessoas a Cristo, devemos acreditar que Ele é poderoso para transformar realmente aquilo que a lei apenas revela.

Sem comentários:

Enviar um comentário