domingo, 31 de março de 2013

(Devocional) Alimentar contendas - Pv. 26:20-22

Domingo, 31 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Provérbios 26-30

"Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda. Como o carvão para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas. As palavras do intrigante são como doces bocados; elas descem ao mais íntimo do ventre."
Provérbios 26:20-22  

Por vezes existem conflitos e contendas entre pessoas. É possível que já nos tenhamos envolvido em mal-entendidos, zangas ou conflitos com outras pessoas. O mandamento de Deus a este respeito diz-nos que o melhor que pode acontecer é o desaparecimento da contenda. A Bíblia diz-nos que antes de alguém se arrepender, essa pessoa é inimiga de Deus. Já imaginaram se Deus, de vez em quando, voltasse a ser inimigo de quem já perdoou? Porque continuar a alimentar conflitos que já deveriam estar mortos? A verdade é que a má-língua é o combustível das discussões. Quantos relacionamentos que estavam a caminho da restauração, que foram destruídos por causa de alguém incapaz de dominar a língua? Todos nós devemos ser experientes no domínio deste perigoso membro e, se temos problemas, devemos orar a Deus, para que Ele tome controlo das nossas palavras. Por vezes, podemos estar a prejudicar alguém quando pensamos que estamos a ajudar. Não devemos alimentar discussões nem tomar partido inutilmente. O versículo 22 fala sobre a tentação da má-língua. A nossa carne tem fome de aprovação. Que bem que nos sentimos, quando alguém nos vem falar mal de alguém com quem temos um problema. Não devemos estar em nenhum dos lados da coscuvilhice. Da mesma maneira que não nos devemos envolver na má-língua, não devemos consentir que ela ocorra na nossa presença. Que Deus nos ajude a não alimentarmos discussões.          

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário