sábado, 16 de março de 2013

(Devocional) Obediência - Ef. 6:1-9

Sábado, 16 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Efésios 6

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas."
Efésios 6:1-9  

O tema é muito importante. Esta passagem trata da importância dos filhos obedecerem aos pais (v. 1), mas não só. Ao mesmo tempo que assinala o valor da obediência dos filhos, também chama a atenção para a responsabilidade dos pais. Porquê? O princípio é este, devemos considerar todos como superiores a nós mesmos, mas ninguém se deve considerar superior a ninguém. Sempre que alguém se começa a considerar a si mesmo como última autoridade, é o Senhorio de Deus que começa a ser colocado em causa. Deus é Senhor sobre todas as coisas e ninguém é superior a Ele. A humildade deve, assim, ser buscada por todos, principalmente por aqueles em posição de autoridade. Deus estabelece, em diferentes alturas da nossa vida, autoridades humanas às quais nos devemos submeter. A obediência começa aí, mas não acaba aí. Por colocarem as autoridades humanas como últimas autoridades, os homens acham-se, então, no direito de acabar com qualquer tipo de obediência a autoridades pelas quais percam o respeito, ou com as quais não concordem. Mas, se nos lembrarmos que é Deus que coloca as autoridades na nossa vida, então teremos de confiar Nele quando as coisas não correrem bem. Obedecemos aos pais e às outras autoridades ordenadas ou permitidas por Deus, devido à nossa obediência a Ele. Quando os pais retiram Deus como autoridade absoluta do lar, estão, na verdade, a prejudicar gravemente o desenvolvimento dos seus filhos.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário