sexta-feira, 1 de março de 2013

(Devocional) Onde estavas tu? - Job 38:4-11

Sexta-feira, 1 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Job 36-40

"Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pós as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre; quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa? Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos, e disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas?"
Job 38:4-11  

Chegamos à parte mais emocionante do livro de Job. O Próprio Deus fala com o nosso personagem directamente. O versículo 1 diz-nos que foi de “um redemoinho”. Aparentemente Job apenas ouviu a voz do Senhor, mas apenas isso foi mais do que o necessário para acertar o que necessitava de acerto. Job já havia manifestado o seu interesse num “frente-a-frente” com Deus. Ele havia até exigido uma oportunidade de se defender do que ele achava serem acontecimentos injustos. Deus começa por Se identificar. Ele era o Criador e Sustentador de todas as coisas. Quem era Job? O “frente-a-frente” era impossível por não se tratarem de pessoas iguais. Nem foi necessário entrar no campo infinito dos planetas, estrelas e leis da física, algumas delas que são enunciadas por Deus nos capítulos seguintes só seriam “descobertas” pela ciência vários milhares de anos depois. Deus apenas lhe fala da terra e do mar. Eram coisas tão próximas de Job que ele, certamente, saberia qual a sua origem. Mas não, Job não sabia como a terra era constituída, que as estrelas cantavam e que é impossível o mar ultrapassar os limites que Deus para ele estabeleceu. Ah como por vezes temos de ser colocados no nosso devido lugar! Quem somos nós para estarmos com exigências e para erguermos punhos desafiadores para os céus? Somos criaturas debaixo de um Criador. Encontramos o sentido da vida quando reconhecemos que não somos nós que fazemos as coisas funcionar. Coloque hoje toda a sua confiança no seu Criador.      

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário